Em setembro de 2022, a MILPLAN Engenharia e a RETC Infraestrutura formaram o Consórcio Boa Esperança (CBE) para executar um dos maiores projetos de mineração do Brasil: a construção da Usina de Beneficiamento de Cobre no Projeto Boa Esperança, em Tucumã, Pará. O empreendimento inclui a implantação de duas vias de processamento: a Via Seca e a Via Úmida.
Na Via Seca, foram construídas instalações como Britagem Primária e Secundária, Peneiramento, Pilha Pulmão e transportadores de correia. Já a Via Úmida abrange o Moinho de Bolas, Flotação, Tancagem, Eletrocentros, Reagentes, Espessadores e Filtragem de Rejeito e Concentrado. O projeto conta ainda com um reservatório de água de 470.000 m³. Um dos destaques é o tratamento de rejeitos, que serão filtrados e empilhados, eliminando a necessidade de uma barragem, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
O sucesso se deve à eficiência do CBE em lidar com um contrato multidisciplinar, superando desafios logísticos e de engenharia. O projeto foi executado em um prazo desafiador, com a Via Seca comissionada em 16 meses, e o primeiro empilhamento de minério ocorreu em fevereiro de 2024. A Via Úmida começou a ser comissionada em abril de 2024, e, em tempo recorde, a ERO Copper já iniciou as operações na planta. A produção de concentrado de cobre deve atingir sua plena capacidade no segundo semestre de 2024, com uma capacidade produtiva anual estimada em 4 milhões de toneladas.
O Consórcio Boa Esperança se destaca pela entrega de grandes projetos dentro do prazo, com alta performance em segurança e sustentabilidade, marcando um novo capítulo na mineração brasileira.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!