Com o objetivo de se tornar o maior provedor de serviços de data center no Brasil, a Scala deu um passo significativo ao iniciar a construção simultânea de cinco data centers no mesmo site, entre os quais a Ribeiro Caram foi uma das construtoras selecionadas para participar do empreendimento.

O projeto, com capacidade de TI de 6 MW, foi executado em forma de edifício vertical com 46 m de altura, distribuídos em seis pavimentos, dos quais três exclusivos para armazenamento de dados (data hall) e os demais, técnicos. Para garantir a velocidade de execução, optou-se pela estrutura de pré-moldado de concreto e metálica, com painéis de fechamento também em concreto. A solução arquitetônica utilizada para atender a identidade do cliente foi a fachada revestida com ACM, chapa perfurada e pele de vidro.

Segundo a Ribeiro Caram, um dos grandes desafios foi cumprir o agressivo prazo de execução do projeto. Para isso, a empresa afirma que contou com um sistema estruturado de gestão e planejamento, visando compatibilizar os cronogramas e coordenar os trabalhos, sincronizando as atividades realizadas pela construtora com as demandas executadas pelos parceiros e outras empresas.

“O gerenciamento da equipe e a gestão de mudanças solicitadas durante o projeto foram cruciais para o sucesso da obra. Foram aplicadas práticas de paralelismo e caminho crítico, elementos essenciais da metodologia lean construction”, diz a Ribeiro Caram, em nota.

Em momentos específicos da obra, a construtora organizou turnos de trabalho de 24 horas, e foram realizadas reuniões diárias de acompanhamento para monitorar a evolução em tempo real. No pico da obra, a força de trabalho alcançou 900 colaboradores ativos, dos quais 300 eram da própria Ribeiro Caram.

“A conclusão bem-sucedida da obra surpreendeu positivamente o cliente e teve o comissionamento realizado com o usuário final, iniciando as operações no site em paralelo à entrega”, afirma a construtora.