A fábrica da Inpasa, localizada em Sinop (MT), é um exemplo de inovação e crescimento no setor agroindustrial brasileiro. Com a primeira fase implantada em 2018 e a segunda em 2021, a Inpasa lançou um ambicioso projeto de ampliação em 2023, que adicionará duas novas fases ao empreendimento, tornando essa unidade a maior indústria de etanol de milho do mundo. Tal crescimento é reflexo direto do compromisso da Inpasa com a inovação e a sustentabilidade, promovendo um desenvolvimento contínuo.
O desenvolvimento do projeto contou com mais de 100 mil horas de trabalho da Aplus Engenharia, uma empresa sediada em Blumenau (SC). A companhia utilizou a plataforma Autodesk em conceito BIM (Building Information Modeling) para garantir precisão e eficiência em todas as etapas do projeto. Esse método possibilita a criação de um modelo digital preciso da planta, facilitando a compatibilização de todas as disciplinas envolvidas, permitindo uma visualização completa e detalhada do projeto desde o início, minimizando erros e retrabalhos.
Os serviços realizados pela Aplus incluem a elaboração do plano diretor, drenagem e estação de tratamento de efluentes (ETE). Fazem parte também os projetos preventivos contra incêndio e de tubulações de utilidades e processo, bem como pipe-rack e até mesmo a compatibilização de equipamentos e outras disciplinas em um mesmo modelo tridimensional. Cada um desses serviços foi essencial para garantir que o projeto não só atendesse aos requisitos técnicos e normativos, mas também fosse executado dentro do prazo e do orçamento estabelecido.
Atualmente, as etapas 3 e 4 do projeto estão em fase de testes finais, com previsão de início das operações ainda em 2024. Com a conclusão das novas fases, a Inpasa Sinop estará ainda mais preparada para atender à crescente demanda do mercado, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e do País.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!