A Racional Engenharia é uma das principais empresas de engenharia e construção do país. A empresa, que atua em todas as fases de implantação de empreendimentos para clientes do setor privado, possui um relevante portfólio de edificações de diversos segmentos. Entre as mais recentes estão por exemplo o Projeto Sirius (a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil), o Centro Tecnológico Itaú (um dos maiores datacenters da América Latina), o Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein ( com padrões de qualidade de nível internacional), o Aeroporto Internacional de Florianópolis (eleito algumas vezes como o melhor e mais sustentável do país) e o Projeto MASP em Expansão, cujas obras estão em andamento para a construção de um novo edifício, que aumentará em 66% a capacidade expositiva do museu.

Em 2023, a Racional entregou grandes projetos. Entre eles está a Arena MRV, a nova casa do Clube Atlético-MG, uma das arenas multiuso mais modernas e tecnológicas da América Latina. Uma obra grandiosa, entregue em um prazo desafiador. Também em Belo Horizonte, a empresa concluiu o retrofit do Aeroporto Internacional de BH – Confins. Já em São Paulo, finalizou as obras de ampliação do Hospital Ortopédico da AACD e dois edifícios corporativos: um para o Itaú, localizado no complexo empresarial, no Jabaquara, e outro edifício Triple A, na Avenida Faria Lima, entre outros empreendimentos.

Nos últimos dois anos, outros contratos expressivos se somaram à carteira de projetos da empresa, especialmente nos segmentos de datacenters, saúde e shopping centers. Entre os contratos de datacenters, a empresa está executando duas grandes obras para uma gigante global de tecnologia, nas cidades de Sumaré e Hortolândia, interior de São Paulo.

No segmento de Saúde, a Racional é a responsável pela construção do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein, localizado no Parque Global (SP), e de dois hospitais para a Rede D´Or: o Hospital São Luiz, em Guarulhos, e o Hospital Aliança Star (expansão – fase 2), complexo de saúde particular de alto padrão, localizado em Salvador (BA). E, no segmento de shopping centers, a empresa está executando as obras de expansão do ParkShopping Barigüi (PR) e do Shopping Morumbi (SP), ambos da Multiplan. Dos contratos em andamento, mais de 60% tiveram início na pré-construção, o que reforça a liderança e know how da Racional nessa especialidade.

Centro de Cuidados e Terapias Avançadas em Oncologia e Hematologia

O empreendimento, localizado no Parque Global, em São Paulo, posicionará o Hospital Albert Einstein como um dos 10 melhores hospitais do mundo no cuidado e tratamento do câncer e de doenças hematológicas. Com cerca de 47 mil m², reunirá atendimento com foco em prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e survivorship a um centro acadêmico de pesquisa em oncologia e hematologia de classe mundial. O espaço abrigará um parque tecnológico de última geração, com os mais avançados equipamentos de intervenção guiada por imagem e aceleradores lineares. Serão 10 salas cirúrgicas, 160 leitos automatizados, 20 UTIs, 36 salas de quimioterapia, banco de sangue e pronto atendimento. Toda essa nova infraestrutura permitirá ao Einstein ampliar em 40% o número de atendimentos de pacientes com câncer.

A Racional Engenharia está no projeto desde o início, na fase de pré-construção, apoiando o cliente na viabilização financeira do empreendimento. Foi responsável pela coordenação dos projetos junto aos projetistas e consultores, liderando o desenvolvimento e a compatibilização do projeto e aportando soluções de engenharia para garantir melhor eficiência construtiva e operacional do empreendimento. Em fevereiro deste ano, foi iniciada a etapa de construção do Centro Oncológico, que será inaugurado em 2027.

Este é o primeiro contrato da Racional com a Benx, incorporadora do grupo Bueno Netto, que terá o Hospital Albert Einstein como locatário do empreendimento, dentro de um modelo de contrato conhecido como built-to-suit (BTS) – quando a incorporadora constrói um edifício de acordo com as necessidades do locatário, com a contrapartida de que terá assegurado o aluguel por um período pré-determinado. No caso do Einstein, serão 20 anos, renováveis por mais 20.