Por meio de sua recém-criada subsidiária Tecto, a V.tal anunciou que vai investir R$ 550 milhões na construção de um data center de larga escala na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE). Batizado de Mega Lobster, o centro terá 13 mil m 2 de área e 20 MW de potência. A expectativa é que as obras sejam concluídas em 2025. Estão previstos 350 empregos diretos no pico de construção.
O empreendimento reforça a estratégia da V.tal, uma empresa de soluções de infraestrutura digital neutra, de desenvolver hubs de conectividade em locais estratégicos no Brasil, aumentando a conectividade com redes de fibra óptica e conexões submarinas que abrangem diversos países.
Mega Lobster se integrará ao Big Lobster, um centro de conexão submarino e de borda também localizado na Praia do Futuro, e irá se beneficiar da rede de fibra óptica terrestre da V.tal, uma vez que operadoras e provedores de conteúdo e nuvem computacional poderão acessar o ponto de troca de internet do Ceará, que registra o segundo maior volume de tráfego de internet do País.
Os recursos para o projeto fazem parte do plano de investimento de US$ 1 bilhão da Tecto, aportado pelo sócio Pactual e pelos fundos GIC, de Cingapura, e CPP Investments, do Canadá. O plano contempla a construção de empreendimentos em todas as regiões do Brasil, uma vez que a rede elétrica brasileira é toda interligada. Dessa forma, a energia pode ser produzida em um lugar e consumida em outro.
A Tecto possui cinco data centers em operação – dois em Fortaleza, um no Rio de Janeiro e dois em Barranquilla, na Colômbia – conectados à rede da V.tal. Outros três estão em desenvolvimento: o novo de Fortaleza, em São Paulo e em Porto Alegre (RS). Já a V.tal é uma empresa global de soluções de infraestrutura digital fim a fim e detentora da maior rede neutra de fibra óptica no Brasil, que atende operadoras de telecom, provedores de internet, conteúdo e nuvem. A empresa possui mais de 22 milhões de casas passadas, disponíveis para o provimento de Fiber To The Home (FTTH), e 26 mil km de cabos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e EUA.