Detentora do maior contrato em atividade no Brasil com a utilização de equipamentos de grande porte não tripulados, operados remotamente, a Aterpa está focando nesse novo mercado. A empresa, parte do Grupo Aterpa, que ainda reúne as construtoras J DANTAS e SAM, produz soluções construtivas integradas na área de infraestrutura e desenvolveu, em conjunto com parceiros estratégicos, o serviço na modalidade full servisse. A Aterpa fornece os equipamentos já embarcados com os sistemas de operação remota, sistema de telecom e demais sistemas auxiliares (como o sistema 3D de lançamento de dados e execução de serviços de corte e aterro), sendo responsável pela operação e manutenção completa dos equipamentos e sistemas.
Após 3 anos de desenvolvimento e mais de R$ 100 milhões investidos, a empresa já conta com uma frota de quase 40 equipamentos não tripulados. Dentre os diferenciais, a empresa destaca os dispositivos de segurança, que tornam muito baixa a possibilidade de eventos de acidentes na operação, como o feedback auditivo em tempo real, o inclinômetro e assentos com sistema motion, câmeras 360º, sistema anti-colisão que detecta automaticamente obstáculos ou outras situações pré-programadas, dispositivos de redundância na segurança, evitando possíveis falhas humanas, dentre outros. Inclusive, segundo a Aterpa, seu único sistema no Brasil possui a certificação Safety TXRX Internacional.
Ainda investindo em melhorias, a empresa possui cockpits (simuladores) que já replicam de forma fidedigna a cabine do equipamento que está sendo operado. Inclusive, recentemente, a Aterpa inaugurou o primeiro cockpit de caminhão basculante não tripulado com a utilização de um volante real. Isso traz ainda mais imersão ao operador para o ambiente que ele já está acostumado, complementando segurança e produtividade.
Diante da crise global de mudanças climáticas e reconhecendo seu papel na busca pela transição energética para uma atividade de baixo carbono, a Aterpa está investindo na utilização de equipamentos de grande porte 100% elétricos em obras de construção pesada. Em um mundo que demanda cada vez mais consciência de práticas de sustentabilidade para a preservação ambiental, a Aterpa foi pioneira no Brasil no uso da primeira carregadeira 100% elétrica da marca Sany em construção pesada. Com o sucesso desta parceria, e tendo a XCMG também como mais um parceiro de peso embarcado, hoje a Aterpa possui operação de carregadeiras, escavadeiras, caminhões basculantes e caminhão prancha 100% elétricos. Ainda este ano, a empresa terá sua primeira patrulha de escavação, carga e transporte 100% elétrica atuando em obras pesadas no Brasil.
Pensando em toda cadeia, e levando em consideração que muitas vezes as obras ocorrem em locais remotos, onde a energia limpa é escassa, a Aterpa anunciou ainda, que está desenvolvendo em conjunto com parceiros estratégicos, uma central própria para a geração, armazenamento e distribuição de energia limpa e renovável. Para a empresa, segurança, gente, cultura e sustentabilidade são os pilares fundamentais, além da inovação, para oferecer sempre uma melhor forma de executar engenharia.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!