O ano de 2024 tem sido de marcos para a Timenow. A companhia está avançando em sua estratégia de expansão internacional, com operações nos EUA e Portugal; registrou o melhor primeiro semestre em valor de negócios fechados em 28 anos no mercado; e entrou para a história da engenharia com o início das operações do Projeto Cerrado, maior fábrica de celulose em linha única do mundo, em julho de 2024.

O Projeto Cerrado, da Suzano, erguido no Mato Grosso do Sul, tem capacidade anual para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose e recebeu investimento superior a R$ 22 bilhões. Uma das cinco maiores empresas de engenharia consultiva do Brasil, a Timenow foi a responsável pelo gerenciamento do empreendimento.

“A participação da Timenow abrangeu desde a engenharia e suprimentos até a construção, montagem e comissionamento das diversas áreas da fábrica e das obras externas, como a construção do terminal intermodal em Inocência e a ampliação do armazém portuário em Santos”, explica o CEO da Timenow, Antonio Toledo, acrescentando que, no decorrer do Projeto, foram superados inúmeros desafios.

“Escassez de mão de obra qualificada e os impactos da pandemia de COVID-19 e da guerra na Ucrânia na cadeia de suprimentos foram os principais desafios. Mas por meio da aplicação de metodologias como fast-tracking e planejamento em ondas sucessivas, foram garantidas as entregas dentro dos padrões de qualidade estabelecidos”, ressalta o CEO da Timenow, que mobilizou uma equipe de até 125 colaboradores próprios para o Projeto Cerrado, entre os 10 mil trabalhadores envolvidos nas operações.

Internacionalização, novos projetos em carteira

Além da entrega da maior fábrica de celulose do mundo neste ano, a Timenow celebra ainda os resultados alcançados no primeiro semestre deste ano. A companhia capixaba está expandindo os negócios no País, com a entrada em novos setores, como o de agronegócio, infraestrutura e energia. Também está intensificando seu projeto de internacionalização, iniciado há dois anos com operações nos EUA e Portugal.

No período, superou o valor de R$ 1 bilhão em contratos fechados, outro marco na sua história. “Essas conquistas estão em linha com a estratégia da Timenow de ser cada vez mais global, digital, referência no mercado industrial e reconhecida por sua capacidade de entregar resultados de excelência, alinhados às necessidades dos clientes e ao compromisso com a sustentabilidade dos negócios e a inovação”, conclui Toledo.