21 de outubro de 2009

Auditório da SEAERJ – Rio de Janeiro – RJ

Cada vez mais as indústrias e os organismos responsáveis pelo meio ambiente buscam implantar e aperfeiçoar formas eficientes de gestão da água nos processos industriais e nas atividades comerciais, reduzindo o impacto das águas servidas na natureza e viabilizando o reuso desse bem nos processos industriais e comerciais, em áreas onde a água pode ser utilizada com menor grau de pureza.

O Brasil é possuidor de 12% da água doce da Terra, mas está é distribuída de forma desigual: 70% encontram-se na bacia Amazônica, onde reside a menor parcela da população brasileira.
buy metformin online buy metformin no prescription

O nordeste possui 3% da água para 29% da população, o sudeste 6% para 43% da população, sendo que o Estado de São Paulo possui 1,6% da água disponível no Brasil, abrigando 22% da população. Segundo a ONU, as localidades que possuem menos de 1.

500 m3/hab.ano de água encontram-se em situação crítica. Pernambuco possui 1.320, o Estado de São Paulo 2.913, a bacia do Turvo 900, a bacia do Piracicaba 400 e a bacia do Alto Tietê (onde encontra-se a RMSP) possui 200 m3/hab.ano.

A crescente escassez de água no território nacional, principalmente nas regiões onde se concentra a maior parte do parque industrial brasileiro, impõe, assim, a prática do reuso de água como instrumento de racionalização e de conservação desse recurso natural. De acordo com especialistas, a utilização da chamada água de reuso pode gerar economia de até 70% no consumo de água em indústrias e superior a 25% em condomínios.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, tratar esgoto e efluentes industriais pode gerar economia e renda para empresas, municípios e condomínios, transformando, através de projetos adequados, o que é despesa em receitas financeiras, através de energia alternativa, água de reuso, créditos de carbono e biofertilizantes.

Esta é a proposta do workshop “Uso Racional da Água na Indústria e Comércio – Um Caminho para a Redução de Custos”: capacitar as empresas, através de palestras, painéis e estudos de caso, para o aperfeiçoamento e a implantação de um sistema de gestão ambiental, mostrando os passos necessários e as exigências legais e sanitárias. Hoje, novas tecnologias permitem a construção de estações de tratamento menores e mais econômicas. Além disso, tais mecanismos podem ser totalmente financiados por meio de leasing ambientais e linhas oficiais de crédito.

Se a sua empresa enfrenta esse problema ou tem a solução para ele, você não pode se furtar a esse debate – seja executivo, dirigente, técnico ou empresário.

Seja um incentivador ou apoiador deste workshop.

buy diflucan online doctorsquarters.com/wp-content/uploads/2022/08/png/diflucan.html no prescription pharmacy



Participe, compartilhe e multiplique a sua rede de conhecimento e de clientes

Quem deve participar?
Empresas: Grandes consumidores de água em processos industriais, concessionárias de saneamento públicos e privados, departamentos de água e esgoto municipais, fornecedores de equipamentos, ferramentas e soluções, órgãos públicos federais, estaduais e municipais de meio ambiente, consultorias, escritórios jurídicos, entidades empresariais da indústria e comércio, entidades de classe da engenharia, universidades e institutos de pesquisa.

Áreas:
Engenharia, Financeiras, Meio Ambiente, Utilidades, Manufatura, Qualidade, Industrial, Projetos, Assuntos Institucionais, Jurídica, Recursos Humanos e outras.

Cargos:
Empresários, Diretores, Gerentes, Supervisores, Coordenadores, Advogados, Técnicos, Consultores, Especialistas e outros profissionais envolvidos ou responsáveis por programas afins.

Como se inscrever?
Você tem (02) duas maneiras rápidas para fazer a sua inscrição:
·Solicite o formulário de inscrição pelo e-mail: cristiana.iop@planejabrasil.com.br ou
·Ligue para o Atendimento ao Participante: (21) 2262-9401/ 2215-2245 e faça a sua inscrição por telefone.

A taxa de inscrição – R$ 220,00

Itens contemplados: – Ingresso a toda agenda do workshop; – Material de apoio ao participante; – Certificado de participação do workshop; – CD com o áudio das palestras e apresentação em PPT

Formas de pagamento:
Boleto bancário – vencimento para (10) dez dias após a inscrição.
Depósito bancário – vencimento para (10) dez dias após a inscrição.

buy nolvadex online doctorsquarters.com/wp-content/uploads/2022/08/png/nolvadex.html no prescription pharmacy



Agenda
09:00 – 09:40 – Palestra de abertura: o potencial nacional de racionalização e reuso de água no comércio e indústria
09:40 – 10:20- Palestra: reuso de água – outorga e procedimentos
10:20 – 10:40- Intervalo para o café e troca de cartões
10:40 – 11:40- Palestra: diretrizes, critérios, padrões de qualidade e procedimentos do cnrh para reuso de água
11:40 – 12:20- Palestra: tratamento de efluentes e reuso de água como alternativa para reduzir custos e transformar despesas em receita
12:20 – 14:00- Intervalo para o almoço (horário livre)
14:00 – 14:40- Palestra: estudo de caso 1
14:40 – 15:20- Palestra: estudo de caso 2
15:20 – 16:20- Painel: linhas de financimento para programas de racionalização e reuso de água
16:20 – 16:40- Intervalo para o café e troca de cartões
16:40 – 17:20- Palestra: estudo de caso 3
17:20 – 18:00- Palestra: como sensibilizar e envolver os seus fincionários nas metas de economia de água

Download do formulário de inscrição

Fonte: Estadão