O Ministério Público Federal no Distrito Federal recomendouàAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)asuspensão dalicitação para concessão de exploração do trem-bala, no trecho Campinas -Rio de Janeiro.
O MPF encontroufalhas no estudo técnico da obra e no próprio edital de concessão que podem lesar os cofres públicos. Um dos problemas encontradosé a imprecisão da estimativa de custos da implantação do trem de alta velocidade, já quenão há detalhamento dosprojetos de engenharia que estimea quantidade de serviços de terraplanagem, estruturas portantes e área atingida. Isso, segundo o MPFimpede uma avaliação confiável do impacto sócio-econômico e ambiental causado pela obra.
A ANTTinformou que está em análise dois pedidos de impugnação do leilão do trem-bala, marcado para a segunda-feira. Grupos interessados no projeto pressionam o governo para conseguir adiara data por seis meses. As empresas brasileiras associadas ao consórcio coreano desistiram, bem como os consórcios da China , Espanha e França
Fonte: Estadão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!