Pensando em minimizar os impactos ambientais, a construtora Ápia executou um projeto de alta complexidade na logística e na execução da maior barragem de pedra do norte do país com quase 3.000.000 m³, que é a Barragem de Pedra em Marabá, no sudeste do Pará.
Tecnicamente, foi desenvolvido junto ao cliente a transformação de material de refugo, ou estéril de xisto e quartzito, em materiais nobres para execução de uma das maiores barragens do país do tipo “sanduíche”, com 5 materiais distintos.
“Foram instaladas peneiras junto a uma central de processamento de alta produtividade, separando estes materiais em perfil e granulometrias necessárias para a execução do projeto. Além da barragem, executamos toda captação de água do sistema industrial, seu extravasor de concreto, além da implantação da área de britagem e das obras de expansão da Usina em áreas de difícil acesso e trabalhabilidade.
Escritórios administrativos com uma solução inovadora de painéis e toda a drenagem de proteção das novas áreas completaram os serviços”, contou o conselheiro da empresa, Eduardo Pretti.
Para este grande trabalho, a construtora conta ainda que precisou fazer um deslocamento de pessoal diário por mais de 80 KM para o local da obra, e desenvolveu um planejamento de entrega dos insumos nesta difícil logística, tornando o projeto de alto grau de dificuldade, um desafio superado.
“Em todas as etapas de suas atividades, seja antes, durante ou após a execução dos serviços, buscamos ações que reduzissem os impactos ambientais, além de potencializar a viabilidade econômica dos projetos”, frisou Eduardo.
Segundo o executivo, a Construtora Ápia apoia integralmente e está diretamente envolvida no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, como uma das metas entre as estratégias e metodologias de sustentabilidade na execução de obras desafiadoras pela empresa.