O Brasil é um dos líderes na produção de energia renovável e a CESBE Engenharia, uma das construtoras mais consolidadas do país que está próxima de completar 80 anos de atuação, tem papel ativo nesse cenário. Entre os projetos de destaque, estão a construção de hidrelétricas, parques solares – entre eles, uma das maiores plantas fotovoltaicas da América Latina, no norte da Bahia – e eólicos. Neste ano, a CESBE atua simultaneamente em três parques solares: em Ouroeste (SP), Brotas de Macaúbas (BA) e Paracatu (MG).
O projeto UFV Luiz Carlos, em Paracatu está sendo desenvolvido para a Atlas Renewable Energy, empresa líder em energia renovável, dedicada ao desenvolvimento, construção e operação de projetos de energia limpa na Iberoamérica. O Parque A terá 472,54 MWp de potência, com 774.416 módulos solares e 6.676 trackers, em uma área de 809 hectares. A CESBE Engenharia é responsável por todas as etapas do projeto, desde a engenharia até a terraplenagem, obras civis, montagem eletromecânica e subestação.
Para Valdo Pianowski, diretor de Operações da CESBE Engenharia, cada projeto de energia solar representa uma oportunidade para promover a sustentabilidade de maneira significativa. “Na CESBE, nossa atuação vai além da construção física. Criamos valor para a sociedade e buscamos minimizar o impacto ambiental em cada projeto”, afirma.
O empreendimento para a para a Atlas Renewable Energy reforça a expertise da CESBE em usinas fotovoltaicas. “Enquanto muitos mantêm seus olhos no futuro, nosso compromisso é agir agora, atuar no presente”, destaca Jacqueline Loyola, CEO da CESBE Engenharia. Segundo ela, nada se constrói sozinho, e a empresa valoriza as parcerias em todas as fases dos projetos, trabalhando junto com colaboradores, fornecedores e comunidades.
Como forma de reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e atuar com foco no presente, a empresa passou a divulgar proativamente, neste ano, o inventário de emissões de gases de efeito estufa e conquistou o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, reconhecimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) concedido a organizações que alcançam o mais alto nível de qualificação e transparência sobre tais dados.
Além do setor de energia, a CESBE também tem forte atuação em plantas industriais, saneamento, obras viárias e linhas de transmissão, sempre com foco em soluções sustentáveis e inovadoras.