GreenYellow anuncia Ardian como acionista e sua expansão pela Europa

Com o objetivo de acelerar seu desenvolvimento na Europa, a GreenYellow anunciou que a Ardian concluiu a aquisição de uma participação de 75% na companhia. Segundo a GreenYellow, com a entrada da Ardian como acionista majoritária, a companhia poderá consolidar o desenvolvimento de seu modelo de negócios como operadora de ativos de infraestrutura e sua estratégia de crescimento em um momento crucial para a transição energética. A transação valorizou a empresa em € 1,4 bilhão.

Agora, a Ardian detém uma participação de 75% no capital da GreenYellow, enquanto os três acionistas históricos – Groupe Casino, Tikehau e Bpifrance -, ainda mantêm participação na empresa. Há mais de 15 anos, a GreenYellow apoia empresas e comunidades na França e no exterior com o desenvolvimento, propriedade e operação de longo prazo de seus projetos de transição energética.

No final de agosto deste ano, a GreenYellow tinha mais de 500 usinas fotovoltaicas operando em todo o mundo e cerca de 275 projetos em construção, representando mais de 930 MWp de capacidade instalada ou em construção. O pipeline adicional de oportunidades em energia solar fotovoltaica é de 3,5 GWp.

A GreenYellow também possui mais de 3.100 acordos de Eficiência Energética em vigor em todo o mundo. 285 projetos estão em desenvolvimento, representando mais de 1.050 GWh em economia de energia por ano.  O pipeline adicional de oportunidades em eficiência energética equivale a 1.100 GWh.

A conclusão desta transação com a Ardian também permitirá que a GreenYellow consolide seu próprio patrimônio com uma injeção de capital de € 170 milhões para continuar seu desenvolvimento como um operador e sua expansão geográfica, antecipando uma aceleração acentuada na Europa, sua principal prioridade estratégica de crescimento para os próximos cinco anos.

Com escritórios em Madri e Varsóvia, a GreenYellow também está anunciando sua expansão para a Hungria, com a construção da maior planta solar fotovoltaica de autoconsumo do país para um fabricante da indústria automobilística. Com capacidade instalada de 9 MWp, a usina produzirá 10 GWh de energia verde a cada ano.

“A Ardian nos fornecerá o apoio e os recursos necessários para acelerar nosso desenvolvimento. Aproveitaremos as oportunidades de crescimento externo na Europa e continuaremos a nos desenvolver em todas as nossas linhas de negócios”, afirma Otmane HAJJI, presidente da GreenYellow.

“Ao apoiar as ambições da GreenYellow, a equipe de Infraestrutura da Ardian se mantém firme como um parceiro-chave para as partes interessadas na transição energética. Ao longo dos anos, construímos uma plataforma única que historicamente contribuiu para o desenvolvimento de energias renováveis. Temos agido em nossa ambição de descarbonizar a economia apoiando a conversão de infraestruturas existentes e nos engajamos fortemente no financiamento do setor de hidrogênio em rápido crescimento”, enfatiza Mathias Burghardt, membro do Comitê Executivo e Head de Infraestrutura da Ardian.

Green Yellow

Deixe um comentário