Parque Solar de Arinos (MG) fortalece atuação no setor de renováveis

Parque Solar de Arinos (MG) fortalece atuação no setor de renováveis

Compartilhe esse conteúdo

Com mais de duas décadas de atuação nos segmentos de engenharia elétrica, construção civil e energias renováveis, o Grupo Cosampa consolidou-se como referência no mercado brasileiro. Desde 2019 atuando no segmento de renováveis, o Grupo entregou com sucesso no primeiro semestre de 2024 o projeto do Parque Solar UFV – ARINOS, em Minas Gerais, realizado para a Enel Green Power, multinacional italiana que é conhecida pelo alto nível de exigência em relação a qualidade, segurança e meio ambiente. O parque, que possui capacidade total de 250 MW, foi entregue antes do prazo e se encontra em operação comercial desde o mês de julho, destacando-se não apenas pelo impacto positivo gerado na região, mas também pela eficiência técnica e sólida parceria construída junto ao cliente.

“Projetos como o de Arinos são oportunidades de demonstrar nossa dedicação em entregar soluções que aliam qualidade e inovação, atendendo às necessidades dos clientes e contribuindo para o crescimento sustentável das regiões em que atuamos. Nosso compromisso é com o presente e com o futuro”, destacou Adam Cavalcante, CEO da Cosampa Construções.

TRAJETÓRIA E NOVA IDENTIDADE

O Grupo Cosampa carrega com orgulho um portfólio com mais de 1.000 obras e contratos concluídos nas áreas de construção civil, engenharia elétrica e energias renováveis. Em comemoração aos seus 25 anos, a empresa apresentou em 2024 sua nova logomarca, símbolo da evolução e solidez que acompanham sua trajetória. “Essa mudança reflete o crescimento e a modernização da empresa, sem renunciar aos valores que o tornaram referência em seus setores de atuação: segurança, respeito às pessoas, atitude de dono, colaboração, confiança, capricho e disponibilidade”, frisou Adam.

COMPROMISSO ESG

Os projetos realizados pelo Grupo, seja a construção de parques solares e eólicos, obras de infraestrutura de grande escala, edificações ou a prestação de serviços especializados em redes elétricas, transformam comunidades e impulsionam o desenvolvimento sustentável no país.

Alinhada com a agenda 2030 de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU – Organização das Nações Unidas, com forte atuação no desenvolvimento social, o Grupo Cosampa realiza iniciativas pensando nas pessoas. Durante a execução do Parque Solar de Arinos, a empresa fomentou a economia da região, priorizando a contratação de mão de obra local e promovendo iniciativas de capacitação, como os programas Mulheres Eletricistas e Mulheres Montadoras, para a inclusão feminina no mercado de trabalho da construção civil, num ambiente que até poucos anos atrás, era totalmente masculino. Segundo o Grupo, tais iniciativas também seguem sendo empregadas em outros projetos.

Outra questão destacada pela empresa é a responsabilidade com o meio ambiente, que o Grupo sempre busca maximizar através da reciclagem e reaproveitamento dos resíduos gerados pelas obras, como exemplo da ação realizada em Arinos, onde parte do material reciclável foi transformado em brinquedos e mobiliário, que foram doados para escolas e instituições da região.

FUTURO SUSTENTÁVEL

Para o futuro, o Grupo destaca que está comprometido em expandir sua atuação no setor de energias renováveis, impulsionando o Brasil na direção de uma matriz energética mais limpa e sustentável. O foco dos projetos é a busca por eficiência, inovação e impacto positivo, não apenas para os clientes, mas também na vida de seus colaboradores e da sociedade.

“Mais do que realizar grandes obras, o Grupo Cosampa transforma desafios em soluções e constrói legados para as próximas gerações”, finalizou o CEO.


Compartilhe esse conteúdo