Em construção, o chamado “Linhão do Madeira”, ligando as hidrelétricas em obras no município de Porto Velho (RO) a Araraquara (SP), será a mais extensa linha de transmissão em corrente contínua do mundo, com 2,4 mil km e área de faixa de servidão estimada em 14,4 milhões de m². O valor total da obra é de R$ 2 bilhões.
A fiscalização dos trabalhos está a cargo do Sistema Pri Engenharia. De acordo com a empresa, o desafio de fiscalizar a construção de uma linha de transmissão com tensão de 600 kv dessa extensão, com dezenas de frentes de trabalho e milhares de trabalhadores atuando simultaneamente, está sendo vencido com planejamento, metodologia de trabalho e tecnologia, baseados nas mais modernas técnicas de gestão.
A fiscalização das obras abrange toda a construção do empreendimento, através de equipes especializadas, alocadas em todos os oito trechos, permitindo que os padrões e processos de gestão fossem os mesmos em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais eSão Paulo – estados cortados pela linha de transmissão.
Os serviços de fiscalização compreendem fiscalizar e responder pelas atividades concernentes aos aspectos administrativos, técnicos, medição de valores dos serviços das empreiteiras e de segurança dos serviços.
Fonte: Revista O Empreiteiro