“Mudou minha vida e a de muitas pessoas da cidade”

Primeira mulher como Inspetora de Manutenção Elétrica da Bracell, Elma Silva, não esconde sua satisfação com seu trabalho. Ela, que começou como trainee na nova fábrica de celulose da companhia, em Lençóis Paulista (SP), foi efetivada e promovida a outros cargos.

 Elma é uma das 6.650 pessoas moradoras da cidade que trabalham na unidade. Além desses funcionários locais, durante as obras foram 36 mil empregados terceirizados contratados . Para a inspetora, a chegada da fábrica não gerou oportunidade e capacitação somente para ela, mas para todos em Lençóis Paulista. “Após diversos cursos e uma longo período em busca de vagas de trabalho, entrei na Bracell como trainee e, após um ano no programa, fui efetivada como técnica de manutenção.

Em 2022, abriu uma vaga de inspeção elétrica na companhia, me inscrevi, participei do processo seletivo e conquistei a oportunidade que queria, sendo a única inspetora mulher na equipe. Hoje, quero me especializar na área e sigo estudando para me manter atualizada”, afirmou. Segundo Elma, a fábrica de celulose mudou a vida na cidade. “A Bracell vem gerando muitas oportunidades, vem mudando a vida de muitas pessoas da cidade, com vagas fixas e terceirizadas.

 Sou grata à empresa e vou sempre dar o meu melhor, pois quero crescer ainda mais na companhia, me dedicando para o crescimento dela mas principalmente pela minha vida profissional agora”, concluiu. Com o nome de Projeto Star, a nova fábrica da Bracell em Lençóis Paulista (SP) é a maior e mais sustentável fábrica de celulose do mundo e é considerado o maior investimento realizado pela iniciativa privada no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos.

A Bracell, recebeu forte apoio de bancos brasileiros e internacionais e investiu na unidade US$ 1,8 bilhão (mais de R$ 9 bilhões) por meio de financiamento sindicalizado. Com início das operações no final de 2021, a fábrica em Lençóis Paulista foi construída para expandir a capacidade de produção de 250 mil toneladas/ano de celulose kraft, para 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose solúvel ou até 3 milhões de toneladas/ ano de celulose kraft.. A expansão conta com as mais recentes tecnologias voltadas para uma fábrica de celulose de nova geração, sem o uso de combustíveis fosseis. Além disso, é autossuficiente em energia e o excedente abastece o Sistema Interligado Nacional .

Possui duas linhas flexíveis projetadas, prioritariamente, para produzir celulose solúvel. Após a instalação da fábrica em Lençóis, a unidade contribuiu para a geração de emprego e renda na cidade e região. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2022 Lençóis Paulista registrou saldo positivo de 2,7 mil registros em carteira. Desse total, mais de 2,1 mil foram contratados pela Bracell, que quase dobrou o número de funcionários no ano passado.

 Segundo Marcio Nappo, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Bracell, “em 2022, abrimos mais de 1.000 vagas. Isso reflete algumas das nossas missões: a geração de empregos e desenvolvimento das regiões em que atuamos. A companhia também anunciou no ano passado a abertura de 500 vagas para a operação da fábrica Tissue, que está em construção e também se localiza em Lençóis Paulista, com previsão de mais de 2.000 vagas durante sua construção.

Deixe um comentário