Pirelli estreia Fórmula 1 com pneus de borracha natural certificados pelo FSC®

Compartilhe esse conteúdo

Primeira empresa a produzir uma linha de pneus certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) para automobilismo, a Pirelli, anunciou que a partir deste ano, todos os pneus utilizados no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA™ (Federação Internacional de Automobilismo) serão marcados com o logotipo do FSC, o sistema de certificação florestal mais reconhecido do mundo. A estreia dos pneus certificados em um evento oficial já aconteceu durante as primeiras sessões de treinos livres do Grande Prêmio do Bahrein no primeiro fim de semana de março.

Esta certificação, anunciada em outubro do ano passado, quando a Pirelli renovou seu acordo como Parceira Global de Pneus da Fórmula 1® até pelo menos 2027, será aplicada a todos os pneus usados na pista. Além disso, a empresa ficou entre as líderes globais na luta contra as mudanças climáticas pelo sexto ano consecutivo com um lugar na lista A de 2023 do CDP (Carbon Disclosure Project), uma organização internacional sem fins lucrativos que pesquisa e promove informações ambientais, e, também, foi a primeira fabricante de pneus a receber uma classificação de três estrelas no Programa de Acreditação Ambiental da FIA.

De acordo com a empresa italiana, todos os pneus que a Pirelli traz para a pista durante um fim de semana de Grande Prêmio – usados na F1®, F2™, F3™ e F1 Academy™ – serão transformados em matérias-primas secundárias após o uso, dentro do conceito de economia circular.

“A implementação pela Pirelli de pneus certificados pelo FSC no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA é uma forte declaração do compromisso da empresa com a sustentabilidade – não apenas com suas próprias metas, mas também em seu alinhamento com os objetivos da Estratégia Ambiental da FIA, que busca reduzir o impacto do automobilismo e reforçar o esporte como catalisador de inovação e tecnologias sustentáveis”, disse Sara Mariani, Diretora de Sustentabilidade e D&I da FIA:

Já Fabian Farkas, Diretor Comercial Internacional do Forest Stewardship Council, afirmou que “o logotipo e a certificação FSC são o padrão de referência para o manejo florestal sustentável. A indústria automobilística precisa reagir para aliviar a pressão que a produção de borracha natural exerce sobre os ecossistemas e comunidades florestais. Aplaudimos a Pirelli no enfrentamento dos complexos desafios ambientais e socioeconômicos da cadeia de valor da borracha natural. Esta iniciativa mostra que o desempenho e a sustentabilidade podem coexistir lado a lado, e o FSC está pronto para apoiar as empresas em nível global a seguirem este exemplo.”

O Forest Stewardship Council™ (FSC™) – uma organização sem fins lucrativos regida igualmente por perspectivas ambientais, sociais e econômicas – soma mais de 150 milhões de hectares de florestas certificadas e é a referência global para a atividade florestal sustentável. Os rigorosos padrões de manejo florestal do FSC exigem que as florestas sejam manejadas de forma a preservar a diversidade biológica, beneficiando ao mesmo tempo os trabalhadores e as comunidades locais de forma que seja economicamente benéfica para os mesmos.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário