O Hospital Metropolitano do Rio Grande do Norte foi estrategicamente planejado para se tornar a principal unidade de saúde pública no Estado. Com mais de 350 leitos, incluindo unidades de terapia intensiva, enfermarias e áreas de observação, o foco será em especialidades como ortopedia e neurologia. Essa iniciativa desempenha um papel fundamental na melhoria dos serviços de saúde no Rio Grande do Norte, especialmente em Parnamirim, uma região historicamente carente de atenção e investimentos na área.
Os ambientes projetados para instalações hospitalares requerem altos níveis de desempenho e eficiência, não apenas em termos de soluções técnicas, mas também em aspectos como conforto termo acústico e higiene. Eles seguem uma abordagem integrada entre os diversos setores do hospital, sempre priorizando o bem-estar dos pacientes e da equipe médica.
Capaz de fornecer um escopo multidisciplinar consolidado em um único contrato, centralizando a troca de informações, promovendo um ambiente colaborativo e garantindo eficácia, a PGMAK foi escolhida para liderar os projetos. Com mais de 15 anos de experiência no setor e executando todos os projetos na plataforma BIM (sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção), a empresa se destacou como a parceira ideal para essa empreitada.
Além dos desafios técnicos e soluções específicas para cada disciplina, bem como a coordenação e gestão das informações e demandas dos diversos intervenientes, o projeto do Hospital Metropolitano enfrentou dois desafios adicionais: o prazo curto para o desenvolvimento e entrega dos projetos, inferior a quatro meses, e a conformidade do orçamento com os valores previamente estabelecidos para a construção.
A participação da PGMAK começou na fase de elaboração dos estudos de viabilidade e dos conceitos fundamentais para um hospital de excelência, introduzindo soluções técnicas inovadoras ao longo das etapas de projeto básico e executivo, com todas as disciplinas integradas no modelo BIM, incluindo os processos de legalização e aprovações das autoridades competentes.
A parceria teve início com a prospecção realizada pelo governo do Rio Grande do Norte, por meio do Governo Cidadão, em colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), buscando a contratação de uma empresa especializada em arquitetura e engenharia civil para a elaboração dos projetos básicos, executivos, complementares e estudos de viabilidade e ambientais para a licença das obras do Hospital Metropolitano.
“Nossos projetos são desenvolvidos com extrema dedicação, seguindo normas nacionais e internacionais, adotando as melhores práticas do mercado e especificando os equipamentos adequados para cada ambiente e suas finalidades específicas. A vasta experiência de nossos colaboradores, alguns com mais de duas décadas de atuação no setor da saúde, proporciona um vasto conhecimento dos desafios, inovações e lições aprendidas, agora aplicadas neste projeto”, complementa Marcos Vilas Boas, sócio fundador da PGMAK.