A fabricante de caminhões elétricos, XCMG Brasil, líder no setor de máquinas pesadas na China e a 3ª no mundo no segmento, entregou 10 caminhões elétricos para a Reiter Log, empresa de logística do Rio Grande do Sul. A solenidade aconteceu na fábrica da multinacional chinesa em Pouso Alegre, Minas Gerais, nesta terça-feira, 20, com a presença do vice-presidente da XCMG Brasil, Tian Dong, o gerente de elétricos, Ricardo Senda, e representando a Reiter Log, Vanessa Pilz, diretora de ESG.
Na ocasião,, o vice-presidente da XCMG Brasil anunciou o recente investimento de R$ 270 milhões, destinado para a nacionalização e ampliação da linha de produção, incluindo a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, inaugurado neste ano. Em sua fala destacou também a exportação de equipamentos para os Estados Unidos, outro importante mercado para a empresa, e ressaltou que a XCMG vai continuar investindo neste setor. “Fizemos um levantamento no ano passado e tivemos o maior volume em emplacamento de caminhões pesados”, afirma.
O gerente de elétricos, Ricardo Senda, também aposta na expansão da eletrificação no País. “No ano passado, comercializamos entre 120 e 130 caminhões do modelo no Brasil e América Latina, número que deve triplicar neste ano”, prevê.
A opinião é compartilhada por Vanessa Pilz, diretora de ESG, da Reiter Log, uma das maiores empresas com frota sustentável do País.
“O investimento na aquisição de veículos elétricos resultou em mais de 30% de crescimento dos negócios. Hoje, 30% da nossa frota de veículos é movida a energias alternativas, e pretendemos atingir 100% de veículos movidos a energia sustentável em 2035”, estima a diretora de ESG.
O XCMG E7-49T – primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil.
Veículo entregue a Reiter Log, o E7-49T possui capacidade de carga total de 49 toneladas e autonomia de 150 km, sendo capaz de fazer a substituição do pacote de baterias quando descarregado, ou seja, é possível substituir rapidamente as baterias, em vez de esperar o processo de recarga.
É, ainda, equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente, que oferece 482cv de potência e um torque de 204,1kgfm. Ao contrário dos veículos elétricos convencionais que não possuem câmbio, o E7-49T possui uma transmissão automatizada de quatro marchas, com a opção de realizar trocas manuais, através da alavanca localizada no console central. A inclusão dessa transmissão e das reduções de engrenagem favorecem a economia de energia elétrica, durante as arrancadas.
Outra vantagem do E7–49T está no custo de rodagem, significativamente menor por quilômetro percorrido, em comparação com os modelos a diesel.
A Reiter Log, que oferece serviços de transporte, cross docking, armazenagem multi-temperatura e distribuição e atua em território nacional e também na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
![](https://revistaoe.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Vanessa-da-Reiter-Log-e-Tian-Dong-da-XCMG.jpg)