O Salvador Shopping foi uma das etapas mais importantes da evolução da Construtora Andrade Mendonça. Ele foi inaugurado em duas fases: em maio de 2007 e em setembro de 2009. Localiza-se na avenida Tancredo Neves, em terreno de 120 mil m². Tem 153 mil m² de área construída, 53 mil m² de área bruta locável e um espaço para eventos da ordem de 6.500 m².

A construção, baseada no conceito industrializado, incorporou tecnologia que previu o uso de componentes metálicos e concreto armado. Os pilares, moldados in loco, agregam perfis metálicos e estão distribuídos em malha de 8 m x 10 m. As vigas são metálicas e as lajes, compostas com steel deck e concreto armado com 13,5 cm de espessura. A opção pelo steel deck teve muita importância no cronograma e evitou a necessidade de escoramentos.

Nas fundações foram utilizadas estacas metálicas cravadas e estacas-raiz com profundidade variável entre 10 m e 15 m. Na construção das garagens de subsolo o entorno precisou ser aterrado obtendo-se altura média de 6 m, o que gerou a necessidade de contenções para a estabilização do solo.

A cobertura foi também uma etapa da fase construtiva julgada tecnicamente muito significativa. São nove coberturas curvas de vidro, que se conectam em vários arcos metálicos, para conferir a maior transparência aos ambientes internos. No total, são 89,5 mil m² de área envidraçada de fachadas e coberturas, que permitem a entrada de luz natural.

Dentre os fatores que contribuem para a economia interna do shopping há destaque para o sistema de deposição de efluentes a vácuo, que consome apenas 1,2 l por descarga. O esgotamento é realizado por meio de estação elevatória que injeta os efluentes em linha de alta pressão ligada à concessionária desses serviços.

Fonte: Padrão