Bruno Contarini é um engenheiro-mestre em cálculo estrutural de obras inusitadas, das quais as mais conhecidas são a Ponte Rio-Niterói e o Museu de Arte Contemporânea em Niterói – mas a lista é extensa e envolve projetos realizados aqui e no Exterior. Contarini foi colaborador próximo do arquiteto Oscar Niemeyer.

Nildo Carlos Oliveira é o jornalista-mestre na história da engenharia brasileira, que acompanhou in loco a execução de obras emblemáticas, como a Transamazônica, nos tempos de Mário Andreazza, a usina nuclear pioneira de Angra dos Reis (RJ), e, mais recentemente, a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Os dois personagens se encontraram no lançamento da biografia de Contarini no Rio de Janeiro — que tem um título inspirador: “O Mestre da Arte de Resolver Estruturas”. A obra escrita por Nildo tem mais de 200 páginas e foi feita após extensas entrevistas e conversas, não só com o Bruno mas também com seus contemporâneos, que atuaram numa era onde despontavam a inteligência dos calculistas, projetistas e engenheiros. O livro ainda colheu material e desenhos inéditos dos arquivos pessoais de Contarini.

Um público de quase 200 pessoas — representando projetistas, construtoras e instituições de engenharia – compareceu ao lançamento realizado na Livraria da Travessa, no Leblon, no dia 7 de março, e esgotou o primeiro lote do livro colocado à venda.

A nata da engenharia veio prestar a sua homenagem a Contarini, num gesto que dispensa palavras pomposas. Ela veio também reconhecer uma vida inteira dedicada à divulgação da Engenharia por parte do jornalista Nildo Carlos Oliveira, que contribuiu ainda para o conteúdo editorial que colocou a revista O Empreiteiro como uma das publicações mais respeitadas do setor.

Esta iniciativa da Arcelor Mittal em produzir esta biografia do Bruno, tendo Nildo como autor e a revista O Empreiteiro na produção editorial, teve o apoio ainda da SH, Vedacit, Carioca Engenharia, Casagrande Engenharia e Consultoria, Atex e TQS Informática. Esperamos que seja o primeiro título de uma série que vai retratar as personagens de peso da engenharia brasileira, do ponto de vista de realizações.

Os interessados no livro “O Mestre da Arte de Resolver Estruturas” podem encaminhar seus pedidos para circulação@m3editorial.com.br

Fonte: Revista O Empreiteiro