A tecnologia da cristalização integral – aditivos adicionados ao traço do concreto durante sua produção – e das argamassas especiais aplicadas sobre a estrutura já curada, foi amplamente utilizada em quase duas dezenas de grandes obras no Rio de Janeiro, voltadas para as Olimpíadas 2016.

Quem informa é a Penetron Brasil, que forneceu essas soluções. Segundo a empresa, as soluções possuem em sua formulação, compostos químicos que reagem com a umidade e com os produtos da hidratação do cimento, formando uma estrutura cristalina insolúvel nos poros e capilares da mistura. Com isso, o concreto se torna permanentemente selado contra a penetração de água ou de outros líquidos em qualquer direção.

Além de dispensar sistemas de drenagem e soluções convencionais de impermeabilização, o uso do aditivo de cristalização proporciona ganho de tempo na execução da obra, já que a própria estrutura funciona como elemento de impermeabilização. A solução também não gera resíduos, otimizando a funcionalidade do canteiro.

As soluções oferecidas pela Penetron estão presentes em 18 obras, entre públicas e privadas, executadas no Rio de Janeiro para realização dos Jogos Olímpicos, incluindo Museu do Amanhã, Parque Olímpico(Centro de Mídia), Metrô Linha 4, Túnel Rio 450 (Porto Maravilha), Vila dos Atletas (Ilha Pura), entre outras.

Fonte: Redação OE