A EDP Renováveis (EDPR), uma das maiores produtoras de energia eólica do mundo, anunciou a assinatura de um acordo com a Engie para criar uma joint-venture compartilhada a 50/50 em energia eólica offshore fixa e flutuante.
 
O acordo assinado nesta quinta (23/1) vem na sequência do anúncio de 21 de maio do ano passado de um Memorando de Entendimento (MdE) para constituir uma nova entidade como veículo de investimento exclusivo da EDPR e da Engie para as oportunidades em energia eólica offshore no mundo, unindo a experiência industrial e a capacidade de desenvolvimento de ambas as empresas.
 
O acordo prevê que a EDPR e a Engie vão combinar os seus ativos eólicos offshore e o pipeline de projetos nesta nova organização, começando com 1,5 GW em construção (Moray East, Wind Float Atlantic e SeaMade) e 3,7 GW (Moray West, Tréport & Noirmoutier, Lecaute, Mayflower e B&C Wind) em desenvolvimento. 
 
O acordo está sujeito a determinadas condições prévias, tais como aprovação regulamentar da Comissão Europeia. É previsto que a joint venture esteja operando ainda no primeiro trimestre de 2020.