Como a IA está elevando a gestão de projetos e melhorando a qualidade nas construções

Como a IA está elevando a gestão de projetos e melhorando a qualidade nas construções

A inteligência artificial (IA) está promovendo uma transformação significativa na construção, oferecendo ferramentas que redefinem a gestão e execução de projetos. A tecnologia torna-se uma aliada essencial na condução de projetos de engenharia, especialmente aqueles com elevados investimentos e grande volume de dados complexos.

A Exxata estuda as inovações da tecnologia e incorporou na rotina operacional e estratégica a utilização da IA e já obteve melhorias na qualidade dos trabalhos e produtividade das equipes.

Voltada para o mercado da construção, em especial serviços de montagem eletromecânica e construção civil pesada, a Exxata utiliza a IA como ferramenta de apoio para análises e comparativos de projetos, identificando de forma rápida e precisa as inconsistências e revisões de projetos, além de constatar incompatibilidade entre diferentes disciplinas. Também foram realizados levantamentos de quantitativos, confecção de listas de materiais e equipamentos, listas de desenhos e informações específicas dos projetos.

Esses estudos com IA são validados posteriormente por métodos tradicionais, garantindo maior velocidade e confiabilidade nos levantamentos. Isso permite que as equipes utilizem o tempo anteriormente dedicado a tarefas manuais para se concentrar em definições estratégicas e na gestão de incertezas contratuais, assegurando o cumprimento das obrigações, a manutenção da lucratividade e a melhoria do relacionamento entre as partes.

Além disso, a IA tem sido empregada na análise e interpretação de documentos e especificações técnicas, facilitando o cruzamento de dados e a revisão documental.

A Exxata acredita que a utilização da IA na análise da documentação gerada no âmbito dos contratos e na identificação de padrões e desvios contribuirá significativamente para a qualidade dos trabalhos, não apenas na administração contratual, mas também em disputas judiciais e arbitrárias com atuação da empresa.