Os Sistemas de Informação Geográfica (GIS) reúnem um conjunto de tecnologias voltadas para a coleta, processamento, análise e disponibilização de dados e informações espaciais. Para garantir um bom gerenciamento de projetos, a TPF Engenharia realiza a conectividade entre esses elementos de análise geográfica e informações gerenciais, permitindo unir modelagens, mapas e dados em um único ambiente. Os resultados vêm sendo aplicados em projetos de diferentes especialidades da TPF.
A combinação de BIM e GIS, conhecida como GeoBIM, oferece uma série de benefícios para a gestão de projetos de construção. A gestão integrada é um conjunto de recursos que permite que as equipes de projeto integrem dados BIM, financeiros e de engenharia em um único ambiente.
O Dashboard da gestão integrada fornece uma visão geral do projeto, incluindo o avanço físico e financeiro, a realidade virtual do construído e do modelado e a conexão com o CDE (Common Data Environment) da Autodesk. É uma ferramenta com alto potencial e que pode ajudar as equipes de projeto a gerenciarem projetos de construção de forma mais eficaz. A combinação e análise desses dados podem ajudar as equipes a tomar decisões mais informadas, identificar problemas, acompanhar o progresso do projeto e realizar uma melhor supervisão de obras.
A equipe de geotecnia da TPF entende o dinamismo envolvido na operação de pilhas e barragens. É por isso que afirma atuar para desenvolver ferramentas que ajudem os clientes a tomar decisões rápidas e assertivas. Um exemplo disso é o Dashboard desenvolvido no ArcGIS®, que permite consolidar a data histórica de ensaios geotécnicos de campo e laboratório, registros de monitoramento, resultados do controle tecnológico da compactação de pilhas e até dados hidrogeológicos e geoquímicos.
Além de admitir uma visualização muito rápida das informações históricas da estrutura desde a sua implantação, o Dashboard permite identificar rapidamente áreas e profundidades onde há maiores incertezas, para que o cliente possa realizar uma avaliação de riscos focada nessas áreas e entender as potenciais consequências.
A TPF Engenharia elaborou projetos de urbanização e contenção de encostas na cidade do Recife, que apresenta diversas áreas de risco e já presenciou fatalidades em períodos de fortes chuvas. Um dos grandes destaques do projeto foi a aplicação do GIS atrelado ao BIM, uma solução da empresa Environmental Systems Research Institute (Esri).
Com o auxílio do ArcGIS Online da Esri, foram acessados milhares de conjuntos de dados e mapas selecionados, que foram explorados e compartilhados no projeto. Condensar os modelos em um ambiente único e a facilidade de compartilhamento para as partes interessadas são algumas das vantagens da utilização do BIM e GIS. Além disso, o uso do Dashboard forneceu uma melhor visualização dos elementos dimensionados no modelo, assim como uma maior acessibilidade, sem a necessidade de o cliente possuir um software para projetos.