A integração de tecnologias inovadoras tem sido fundamental para otimizar a gestão de projetos na construção civil, permitindo maior precisão, eficiência e controle em tempo real. Um exemplo notável dessa transformação é o Tekla, uma plataforma de modelagem e gestão de informações para a construção (BIM), desenvolvida pela Trimble. Com a capacidade de integrar todos os dados de um projeto – do planejamento à execução – o Tekla facilita a colaboração entre equipes, aprimora a precisão das informações e garante uma visão abrangente e detalhada do ciclo de vida da obra.
Foi com essa solução que a Pré-Vale, especializada em construções pré-fabricadas, conseguiu transformar a gestão de seus projetos e alcançar resultados expressivos. A adoção do Tekla proporcionou maior visibilidade e controle das obras em tempo real, impactando diretamente na eficiência de seus processos. Graças ao uso dessa tecnologia, a empresa foi a vencedora da categoria Projetos Industriais no Tekla BIM Awards 2024, pela obra Dexco – Lote 070, além do Prêmio Inovação da Associação Comercial de Rio do Sul (SC), reconhecendo o impacto positivo dessa tecnologia na qualidade e resultados das suas construções.
Fundada em 2002, com sede em Ibirama (SC) e unidade em Agudos (SP), a Pré-Vale adotou o Tekla para aprimorar a gestão das suas obras, com destaque para a construção do empreendimento da Dexco, a partir da parceria da empresa com o Tekla e o Plannix, para uma obra da empresa Portnari, de cerâmicas em Botucatu (SP). Considerada uma das maiores da América Latina, a construção abrange 1 km de extensão, 780 toneladas de aço, uma área de ampliação de 72 mil m² e o consumo de mais de 9 mil m³ de concreto. A adoção do sistema Tekla foi decisiva para garantir visibilidade em tempo real do andamento da obra e o controle dos estágios de montagem das peças.
Segundo William Niquelatti, coordenador de Projetos da Pré-Vale, antes de integrar o Tekla, a equipe utilizava um sistema de cores para sinalizar as peças montadas. “Sinalizávamos tudo o que foi montado na cor rosa, por exemplo. Quando aplicamos o Tekla, as peças que estavam faltando alguma viga apareciam na cor cinza ou em outras cores, permitindo à nossa equipe de projetos identificar rapidamente se tudo estava sendo integrado corretamente ao modelo”, explica William.
A criação do Projeto Integra com o Tekla foi um marco para a empresa, pois permitiu integrar as demandas de todos os setores e acompanhar o progresso de cada etapa do projeto. “Antes, dividíamos o processo em quatro estágios: projetado, concretado, expedido e montado. Com a integração dos setores de qualidade, projetos, comercial e outros, passamos a ter um controle mais detalhado, visualizando o status das peças desde o que foi programado até o que foi produzido e finalizado”, explica o coordenador. Ele acrescenta que, atualmente, a empresa consegue acompanhar 40 obras simultaneamente, o que resultou na redução de erros e maior satisfação dos clientes.
No caso da obra Dexco Lote 070, o uso do Tekla foi fundamental para a gestão de uma obra de grande porte. “Com o Projeto Integra e o sistema Tekla, conseguimos acompanhar os avanços de cada etapa de montagem em tempo real, planejar todas as fases da obra e melhorar a comunicação com o cliente. A visualização em 3D permitiu que o cliente entendesse exatamente o que estava comprando. Sem o Tekla, com o prazo apertado, não teríamos conseguido concluir o projeto”, conclui Niquelatti.