A Qualidados Engenharia, reconhecida por sua excelência em engenharia consultiva e o compromisso com a sustentabilidade, chega aos 31 anos. A empresa está entrando em uma nova fase de sua trajetória, sob uma liderança renovada e com uma estratégia focada em crescimento sustentável, inovação tecnológica e fortalecimento da cultura organizacional.
Recentemente, a Qualidados foi recertificada nas normas ISO 9.001, 14.001 e 45.001, e celebrou mais uma conquista como Great Place to Work.
Felippe Zanotti, que assumiu a posição de CEO há um ano, compartilha sua visão ao liderar a empresa.
Ao assumir a liderança da Qualidados, quais foram suas primeiras impressões sobre a empresa? Como esses sentimentos iniciais moldaram sua visão e estratégia para o futuro da Qualidados?
FZ: Quando assumi a liderança da Qualidados, fiquei impressionado com o ambiente positivo e acolhedor, que reflete a forte cultura da empresa e seu cuidado com as pessoas. No entanto, percebi que precisávamos refinar e redesenhar alguns processos, reconhecendo essa necessidade, o conselho administrativo decidiu redesenhar o planejamento estratégico da empresa. Com a redefinição do plano, a meta da Qualidados é garantir o crescimento sustentável da empresa. Nesse sentido, concentramos nossos esforços na tarefa de aprimorar os processos. Isso possibilitou uma maior integração, o que é fundamental para o sucesso da empresa.
A inovação é um dos pilares centrais da Qualidados. Como você vê o papel da tecnologia na transformação do setor de engenharia, e de que forma a Qualidados está se posicionando para liderar essas mudanças?
FZ: A inovação é um dos pilares centrais da Qualidados. Contamos com uma área dedicada exclusivamente à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), que recebe forte apoio do nosso PMO. Destacamos o Programa QualInova, que incentiva todos os colaboradores a contribuírem com ideias inovadoras, seja para aprimorar processos internos ou criar soluções para nossos clientes.
Qual é a sua visão para o futuro da Qualidados nos próximos cinco anos? Quais são as principais metas que a empresa busca alcançar durante esse período?
FZ: Recentemente, a Qualidados substituiu a metodologia Balanced Scorecard pelos OKRs, que significam “Objectives and Key Results” (Objetivos e Resultados-Chave), e incorporou a estratégia do Oceano Azul. Essa mudança disruptiva visa aumentar o engajamento dos colaboradores e melhorar os resultados. O planejamento estratégico 2024-2028 foi liderado pelo Conselho de Administração, com a participação das principais lideranças da empresa.
Por fim, o que você gostaria que os clientes e parceiros soubessem sobre a nova liderança da Qualidados?
FZ: Estamos comprometidos com a governança corporativa da Qualidados, onde os sócios passam a atuar e liderar no âmbito do Conselho de Administração (CA). Eles são responsáveis por transmitir o direcionamento estratégico da empresa e conferir maior transparência e credibilidade. Como CEO, lidero e implemento juntamente com o time executivo as estratégias definidas pelo CA. A liderança da Qualidados é voltada para a construção de um futuro promissor, onde a sinergia, a comunicação e a interação entre todas as partes são essenciais para o nosso sucesso.