Usina nuclear de Turkey Point
Água subterrânea poluída migrou pelo solo mais de 6 km da usina nuclear de Flórida Power and Light, em Turkey Point, e ameaça o aquífero de Biscayne, em Miami. Desde 2014, o governo e pesquisadores vinham estudando elevada salinidade na reserva d’água.
Agora, as investigações apontam que o problema pode estar sendo causado pelo vazamento de água de resfriamento usada na planta nuclear. Ela teria infiltrado no solo e atingido o aquífero, se espalhando em uma lente de águas subterrâneas hipersalinas e, após reações, afetando a reserva que é a principal fonte de abastecimento de água da cidade.
De acordo com as autoridades, o sistema de canais de resfriamento de Turkey Point é o mais provável de contribuir para o vazamento. O fato do sistema não ter impermeabilização adequada, a água dos canais pode estar mantendo contato direto com o solo.
Há acusações contra o Departamento de Proteção Ambiental da Flórida por não fiscalizar possíveis violações da usina. A solução do problema tem sido o bombeamento do resíduo poluído no solo.
Fonte: Revista O Empreiteiro