Projeto inovador na execução de complexo médico

Encarregado de construir um centro médico complexo que combina três hospitais e um edifício de escritórios na Universidade da Califórnia, em São Francisco, a equipe de projeto da instituição de ensino identificou precocemente a necessidade de entregar o trabalho de forma diferente.

A equipe diz que o projeto de US $ 1,5 bilhão, que levou oito anos em construção, definiu um novo marco em obra para o setor público.

O proprietário, os projetistas, o empreiteiro e 17 subempreiteiros se uniram para resolução dos problemas, enquanto tablets móveis e bases de dados ajudaram a acelerar o controle de qualidade.

Quase 18 meses após a construção começar, a universidade mudou o projeto, adicionando serviços na área de tratamento de câncer, o que exigiu re-escopo em 78% do espaço. Quando terminaram as obras, em 2014, mesmo com inconveniente, o projeto teve uma redução de US$ 200 milhões no orçamento da estimativa inicial.

A receita foi implementar o método de integrated-project-delivery (entrega de projeto integrado) para manter o programa e o orçamento sob absoluto controle. O sistema permitiu que todos os agentes envolvidos tivessem noção exata do andamento dos trabalhos, suas obrigações e o domínio da integração para se realizar as execuções com eficiência.

O projeto foi premiado recentemente na categoria de Melhor de Centro de Saúde pela ENR – Engineering News Record.

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário