ERP dá excelência
O ERP (sistema de gestão integrada) implementado na MBigucci, construtora e incorporadora, elevou a administração dos negócios da empresa a um novo patamar. “A busca por um sistema de gestão veio da necessidade de integrar os nossos processos, evitar controles manuais passíveis de erros e retrabalhos”, lembra o presidente da MBigucci, Milton Bigucci.
A solução da Mega Sistemas Corporativos, na primeira fase do projeto, consistia na locação de dez módulos. Porém, com o avanço da implantação vinha também o constante desenvolvimento da companhia e, como consequência, a necessidade de investir em novas ferramentas.
Este tempo foi fundamental para garantir que a solução ficasse totalmente alinhada com as estratégias da empresa. “Hoje utilizamos praticamente todos os módulos disponíveis no ERP Mega Construção e futuramente ainda pretendemos fazer novas aquisições, como o BI e o Mobuss”, afirma.
Os benefícios obtidos pela companhia foram muitos. No entanto, os relatórios financeiros e gerenciais trouxeram ganhos significativos à gestão. “Antes havia uma enorme dificuldade de consolidar as informações da companhia para que pudéssemos tomar nossas decisões estratégicas. Mas hoje conseguimos fazer o fechamento mensal de todos os departamentos até o 10º dia de cada mês”, compara.
Esta mudança não representa só mais agilidade nas operações, mas principalmente mais segurança na condução dos negócios. “A confiabilidade e a eficiência das informações proporcionadas pelo ERP Mega Construção também facilitaram as tomadas de decisão, nos permitindo, assim, ganhar mais competitividade no mercado nacional. Internamente as equipes da companhia passaram a trabalhar mais integradas, já que a inserção de dados corretos no sistema é fundamental para gerar resultados confiáveis”, analisa Milton, depois de dez anos de introdução do ERP na empresa.
Adesão de toda a equipe
A Cosatel Construções, Saneamento e Energia, empresa catarinense com atuação no mercado de obras de infraestrutura, saneamento, energia e construção civil, optou pela aquisição de um software ERP que fosse capaz de interligar todos os setores da empresa. Foi então que ocorreu a escolha dos softwares da 90t.i (Gestor 90 e Compor 90).
O primeiro passo importante dado foi conseguir fazer com que toda a equipe da empresa aderisse à nova ferramenta de maneira produtiva. “Durante todo o processo de implantação obtivemos total atenção dos consultores e do suporte da 90t.i, o que facilitou a adesão”, afirma Joanita Jochem, controller da Cosatel.
Joanita Jochem destaca o módulo gestão de obras da solução como um dos essenciais ao projeto. “O módulo nos disponibiliza recursos, como controle de contratos das obras (valores, datas importantes, reajustes vinculados aos dados financeiros, saldos contratuais etc.), acompanhamento de contratos e fornecimentos a subempreiteiros vinculados aos suprimentos, controle de produções e medições, entre outros, que facilitam o acompanhamento da gerência técnica com os engenheiros das obras”, conta.
Já o módulo financeiro foi o primeiro a ser implantado. Ele é o centro das atividades entre gestão de obras, suprimentos, contábil e fiscal, sendo extremamente importante a assertividade na implantação e no funcionamento desta ferramenta. “A partir do financeiro bem implantado e operado corretamente, tivemos condições de fazer os fechamentos dos módulos contábeis e fiscais de 2014, todo pelo Gestor 90”, conta Joanita.
O módulo suprimentos é um dos mais utilizados nas obras da Cosatel. Por intermédio dele, a construtora começou a economizar tempo nos processos de compras da empresa.
Mobilidade na construção de túneis
A Toniolo, Busnello adotou a ferramenta desenvolvida pela Teclógica, o Mobuss Construção, para monitorar diariamente informações coletadas na obra, como consumo de materiais, equipamentos, serviços e distribuição da mão de obra, garantindo melhor desempenho de suas obras.
“Fizemos algumas pesquisas de mercado e até testamos um protótipo, mas o Mobuss Construção se destacou pela velocidade no processamento dos dados, pelos indicadores oferecidos e fácil usabilidade. O know-how e o comprometimento dos profissionais da Teclógica também foram diferenciais em nossa análise. Eles estão sempre nos auxiliando. Recentemente, durante uma obra em São Paulo, o atendimento da equipe de suporte da empresa de TI ficou quase 24 horas com nossa equipe acompanhando todo o procedimento”, destaca o responsável por custos de obras da Toniolo, Busnello, Fernando Busnello.
Segundo Busnello, a apropriação dos dados era realizada em formulários de papel. A construtora utilizava cerca de 4.500 folhas por dia e contava com uma equipe de mais de 40 pessoas para digitar e processar todas as informações, que depois eram editadas em relatórios. “Após a implantação do Mobuss, percebemos maior agilidade e confiabilidade dos dados. Antes este processo era realizado de forma manual, gastava-se muito tempo para processar os dados e dar feedback para o responsável” Fernando Busnello. Ao adotar o módulo Apontamento, do Mobuss, estes colaboradores foram realocados e começaram a ter mais tempo para analisar e gerenciar os processos da empresa.
A construtora conseguiu maximizar seus resultados, o processo de apropriação obteve cerca de 60% de redução dos custos com mão de obra e aumento de até 50% na produtividade, também reduziu as horas ociosas da equipe e melhorou os prazos. Hoje, os dados são coletados diretamente nos dispositivos móveis e atualizados em tempo real.
Com o Mobuss Construção a coleta dos dados também pode ser realizada de forma off-line sem perda de informações e mantendo a produtividade das equipes. “O funcionamento off-line nos ajuda muito no rendimento dos profissionais. Muitas vezes trabalhamos em locais com geradores e até mesmo sem energia, e os nossos colaboradores podem continuar usando os tablets mesmo nestas situações”, salienta Busnello.
O módulo Apontamento já está implantado em 80% das obras, e a previsão é estendê-lo para as demais obras, totalizando mais de 100 usuários utilizando a solução.
Fonte: Redação OE