Os trabalhos de construção da Arena Corinthians, em São Paulo, entraram em uma nova etapa na última terça-feira (16). Os dois primeiros módulos metálicos do setor sul, com pesos de 177 e 121 t, respectivamente, foram içados pelo superguindaste que tem capacidade para erguer até 1.500 t.
As obras no estádio que será palco da abertura da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 concentram-se agora nos serviços de acabamento, instalações e de montagem das estruturas metálicas de suporte dos telhados sul e norte. A Arena Corinthians alcançou 82% dos trabalhos concluídos no início de julho de 2013. Cerca de 1.530 funcionários trabalham atualmente na obra.
Cada um dos telhados sul e norte terá sete módulos, formando uma estrutura de 240 m de comprimento. A previsão é de que ambos estejam montados até a primeira quinzena de outubro, de modo a garantir que a arena seja entregue ao Corinthians no final de dezembro de 2013. Vários banheiros já estão praticamente prontos, assim como toda a estrutura do campo, onde a grama cresce.
Paredes internas e externas vão gradativamente ganhando novas cores e formas após a pintura ou a colocação de granitos, porcelanatos, pastilhas e uma cerâmica especial conhecida como Techlan.
O telhado da arquibancada leste acaba de receber toda a cobertura metálica, trabalho que também começou no setor oeste. Em seguida, eles vão receber outras camadas de materiais e, no final, a manta impermeável que garantirá a toda estrutura proteção contra as intempéries. As estruturas metálicas de apoio aos assentos devem começar a ser instaladas ainda neste mês e os assentos propriamente ditos, em agosto.
Fonte: Corinthians/Portal da Copa