Toda mudança está sujeita a crises. Tem gente que acredita, tem gente que se recusa a acreditar. A observação pode ser feita no caso da introdução da modelagem BIM nos projetos e canteiros de obras, segundo a experiência de Carlos Eduardo Calmon Nogueira da Gama, sócio-gerente da MCA Estruturas, empresa que atua na elaboração de projetos de estruturas e consultoria para a construção. “A resistência da velha guarda ainda é muito grande”, apontou durante o seminário.
Se uma parcela da engenharia brasileira ainda é reticente quanto ao BIM, Carlos Gama, que é engenheiro civil de formação, identifica também outra parcela entusiasmada com os resultados já obtidos com a nova modelagem digital. “Os projetos em BIM otimizam eficiência e transferem isso para toda a obra.”
O dirigente da MCA entretanto salienta que o sucesso da implementação do projeto vai depender de uma efetiva integração das ferramentas, em todo o ciclo do projeto. E a chave para alcançar isso, segundo ele, é planejamento rigoroso.
Fonte: Revista O Empreiteiro