Obra da WTorre na nova fábrica da Nissan chega na fase final no RJ

A WTorre Engenharia entra na fase final da construção da primeira fábrica da Nissan no Brasil, localizada em Resende (RJ), em um projeto que exigiu investimentos da montadora de origem japonesa de R$ 2,6 bilhões. A produção de modelos na nova planta começa no primeiro semestre de 2014, embora a obra seja entregue definitivamente em setembro do próximo ano.

As obras, que ocupam mais de 200 mil m² de construção em cinco prédios principais, foram iniciadas em julho de 2012 e consumirão dois anos de trabalho. “O maior desafio foi justamente toda a mobilização para que atendêssemos o prazo. Trouxemos novas tecnologias, diferentes processos fabris e máquinas para entregar uma fábrica moderna e com a melhor qualidade para a Nissan”, disse Rodrigo Cará, diretor de Construção da WTorre.

Um exemplo do uso de novas tecnologias foi a perfuratriz para estacas de hélice contínua, equipamento importado e usado para a fundação de todo o terreno. “A máquina, uma hélice contínua, faz em dois minutos o que um operário leva seis horas para executar”, conta Cará. A obra emprega 3 mil funcionários em seu projeto e construção, com o apoio de 300 máquinas.

A fábrica ocupa área total de 3.050.000 m², sendo a área de construção de 220.000 m². Para o projeto foram utilizados 32.522 m³ de contrato, 5.340 t de estrutura metálica, 249.125 m² de pavimentação e 4.598 m² de drenagem.

Fonte: Padrão

Deixe um comentário