Jirau recebeu 30 mil m³ de madeira

A MAB Madeiras, empresa que está no ramo madeireiro há mais de 20 anos, alcançou recentemente uma marca histórica. Sendo a única fornecedora de madeira serrada para a gigantesca obra da hidrelétrica de Jirau, a empresa atingiu a marca de mais de 30 mil m³ de madeira serrada entregue em um único empreendimento.

Para atender essa demanda, a MAB, que atua sem intermediários em todas as etapas da cadeia produtiva da madeira, passou por rigorosas mudanças que foram impostas pela construtora Camargo Corrêa, uma das responsáveis pela obra. Esta fase de modificações que se iniciou em dezembro de 2009 ajudou a MAB a capacitar-se e a definir mais claramente as metas, estratégias e objetivos da empresa.

Assim, a prática de manejo de baixo impacto ambiental que a empresa já usava em suas explorações, juntamente com as mudanças impostas pela Camargo Corrêa, levou a MAB a conquistar o 1º lugar no Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2012 (Etapa estadual RO – categoria “Inovação”).

A prática de exploração da madeira consiste em extrair da floresta somente as árvores que já “cumpriram o seu papel” na natureza, ou seja, aquelas que produziram sementes e já têm descendentes crescendo ao seu entorno, que não estão em áreas de preservação permanente e que cuja queda não irá danificar outras árvores. A prática trouxe como benefício para a empresa um menor custo de produção com o planejamento eficaz na colheita florestal.

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário