Foi realizada, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, a Fenasan 2013 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que promove um dos mais importantes evento técnicos da América Latina no setor. No congresso do encontro, assuntos relacionados a tratamento biológico de efluentes e aterros sanitários, gestão de perdas, problemas de abastecimento, controle de poluição e saúde ambiental foram os destaques.
No contexto deste importante evento, identificam-se que soluções e tecnologias aplicadas à área de saneamento têm sido decisivos instrumentos para que a universalização no sistema de saneamento seja alcançado no País, conforme determina o Plano Nacional de Saneamento Básico – com o plano, prevê-se um aporte de cerca de R$ 500 bilhões, até 2033, no setor.
Veja a seguir alguns dessas iniciativas e produtos e serviços aplicados na área de saneamento:
Alta tecnologia para o mercado de água e esgoto
A Itubombas, empresa de soluções para concessionárias de água e de esgoto, concentra sua atuação em duas frentes, incorporando alta tecnologia: na área de saneamento, o destaque é o uso de bombas para desvio de fluxo de esgoto em operações de ampliação de rede ou de manutenção. Na área de tratamento de água, os conjuntos de motobomba que a companhia apresenta são direcionados para atividades de transferência, incorporação de oxigênio e aeração e mistura de agentes químicos.
O diferencial da Itubombas é a fabricação de equipamentos a diesel e autoescorvantes. “São equipamentos que adotam o sistema de escorva automática a vácuo”, explica Rodrigo Law, diretor da empresa. “Com isso, podemos oferecer soluções que permitem o bombeamento a seco com altura de até 7,5 m”, complementa. De acordo com o especialista, os conjuntos da Itubombas são ideais para projetos que exijam fluxo intermitente, uma vez que os equipamentos podem rodar a seco indefinidamente e sem danos devido ao sistema de selo mecânico lubrificado a óleo.
Os equipamentos pertencem à família S, que permitem passagem de sólidos até 75 mm. Para aplicações na área de água, o sistema de escorva a vácuo pode ser usado como um grande aspirador de misturas líquido-ar, em condições especiais, e no auxílio a derramamentos e vazamentos de produtos químicos no mar ou em terra.
Aplicações de bombeamento em várias situações
A Sidrasul, há 22 anos no mercado de bombeamento e perfuração, lançou na Fenasan três linhas de produtos. O primeiro foi de bombas de dragagem, da fabricante italiana Dragflow, produzidas nas versões hidráulicas e elétricas, e que possuem capacidade de extração de sólidos (bombeiam até 70% de sólidos) superiores às dragas tradicionais utilizadas no Brasil.
Outra linha de produto lançado pela empresa foi a motobomba submersível para águas residuais Caprari, também de origem italiana. O equipamento possui diferenciais, como ser hidráulico, autolimpante e com características antiobstruções. Ele é indicado para o bombeamento de águas residuais em estações de tratamento e depuração de esgoto.
Outro lançamento de peso da empresa foram as motobombas submersas endurance, também da Caprari, cuidadosamente desenvolvidas para a aplicação em águas com alto teor de corrosividade. Constituídas de aço inox microfundido, elas possuem um sistema patenteado, denominado “Defender”, que foi projetado para garantir um desempenho superior em qualquer ambiente agressivo, inclusive para bombeamento de água do mar. São motobombas que combinam dimensões compactas com desempenhos elevados para as aplicações mais exigentes e condições difíceis de trabalho.
Tratamento de efluentes
A Sulzer Pumps apresentou, na Fenasan, linha completa de produtos ABS EffeX, um conjunto de soluções de alta confiabilidade e grande eficiência energética para coleta e tratamento de efluentes.
Além da bomba submersível para esgoto ABS XFP, a primeira de sua categoria a oferecer um motor de eficiência Premium IE3, a Sulzer Pumps mostrou também lançamentos recentes da empresa, tais como misturador submersível ABS XRW, que atende agora aplicações em velocidades alta, média e média-baixa de mistura, mantendo sua eficiência graças a três tecnologias de motorização.
Já o acelerador de Fluxo ABS XSB está disponível em uma variedade completa de tamanhos, todos com motores de eficiência Premium IE3. Isso permite uma redução de até 25% no consumo de energia. As pás em material composto foram otimizadas, com propulsores de 2 e 3 pás cobrindo uma ampla faixa de requisitos de empuxo.
Por fim, o compressor sem transmissão mecânica de engrenagens ABS HST 20 representa a terceira geração da tecnologia HST da Sulzer Pumps, com equipamentos totalmente refrigerados a ar para processos de aeração de efluentes.
Projetos Guatambu e Mandi na Sabesp
A Mizumo se destacou no fornecimento à Sabesp de equipamentos para os projetos Guatambu e Mandi, bairros da cidade de Itaquaquecetuba (SP) – ambos com vazões superiores a 30 l/s e que beneficiam um total de 35 mil pessoas -, como parte dos investimentos da concessionária para o Projeto Tietê.
O fornecimento da Mizumo incluiu dois sistemas de tratamento de esgoto sanitário, compostos de tanques de fibra de vidro, acompanhados de geradores de energia, estações elevatórias, medidores de vazão, sistema de medição de oxigênio e de pH, sistemas de caixa de areia, gradeamentos grosseiro e fino e queimadores de gás.
Para a instalação dos sistemas nos projetos Guatambu e Mandi foram executadas as obras de infraestrutura, como rede coletora de esgoto, de emissários e de recalques, estações elevatórias, poços de visitas e de inspeção, lajes radiers, casa de máquinas, fundações, serviços de
terraplenagem, entre outros. As ETEs atenderam, principalmente, aos requisitos exigidos pelo cliente no que diz respeito à possibilidade de, num futuro, ser modificadas, ampliadas ou transportadas para outro local.
Atualmente, as ETEs fabricadas e entregues pela empressa totalizam mais de 72 milhões de l/dia de esgoto – volume referente aos equipamentos projetados desde o início das operações da empresa, em 2001, até hoje. São cerca de 1.500 unidades comercializadas, das quais cerca de 10% são soluções customizadas, a exemplo dos sistemas fornecidos para municípios atendidos pela Sabesp.
Solução de bombeamento para ETA de Cubatão (SP)
A Imbil, empresa brasileira que provê soluções de bombeamento, informa que disponibilizou três conjuntos motobombas bipartidas para recalque de 3.600 m³/h, acionadas por motor de 1.600 hp de média tensão, para a ETA 3 do município de Cubatão, na Baixada Santista (SP).
A empresa desenvolveu para este projeto uma bomba, cuja carcaça necessitou de mais de 8 t de metal líquido para sua confecção. O tempo total para o cumprimento do contrato foi de cerca de 90 dias.
O prazo rápido para a entrega do serviço é atribuído ao fato de a empresa possuir em seu parque fabril fundição de peças convencional, aço inoxidável e precisão integrada; usinagem dos componentes de bombas centrífugas e laboratórios de ensaios.
Sistema remove sólidos graúdos
O Sistema de Gradeamento Mecanizado da Eaux é constituído de Esteira de Gradeamento Mecanizado (EGM), juntamente com coletor/transportador de resíduos e painel de automação e controle. As unidades são instaladas na câmara de chegada de elevatórias e em tratamentos preliminares de ETEs domésticas e industriais.
A EGM é acionada por motor redutor, e tem como função principal a remoção de sólidos de dimensões superiores a seu espaçamento. Este gradeamento mecanizado é montado formando um ângulo de 77° com a horizontal. Além de importante abatimento de carga orgânica, destaca-se a sua aplicação pela proteção de todo o sistema (bombas, aeradores etc.).
Os detritos são bloqueados pela esteira do equipamento, que permite espaçamento mínimo de até 1,0 mm, ou conforme o projeto. Estes são removidos pela elevação contínua da esteira, que os descarta mecanicamente, através de movimento de autolimpeza dos ganchos. Na secção de descarga está instalado o transportador, responsável pela remoção dos sólidos e excesso de líquidos dos dejetos.
Projeto de reúso de água utiliza sistemade aeração removível
O Projeto Aquapolo é um dos maiores empreendimentos do mundo para produção de água de reúso para fins industriais. A iniciativa abastece o Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá, na Grande São Paulo.
Com investimento de R$ 364 milhões, o Aquapolo inclui uma estação de produção de água de reúso, uma adutora de 17 km e 3,6 km de rede de distribuição. A estrutura foi construída dentro da área da ETE ABC, da Sabesp, e tem capacidade para produzir 1.000 l/s de água de reúso.
A B&F Dias forneceu para o projeto pacote do sistema de aeração removível com membranas tubulares de alta performance. A tecnologia implantada foi a de MBR (biorreatores de membrana), com módulos de membranas submersas, que funciona como um filtro por onde passa somente água, barrando os sólidos e bactérias. Completa o fornecimento a tubulação de interligação em aço inoxidável — com até 1,0 m de diâmetro, que une os componentes de aeração aos sopradores.
A primeira planta UF
A Centroprojekt do Brasil, empresa de engenharia de saneamento ambiental, desenvolveu para a Sabesp uma solução para implantar a tecnologia de Ultrafiltração (UF) por membranas com capacidade de tratamento de até 1,0 m³/s, para melhorar a capacidade da Estação de Tratamento de Água Alto da Boa Vista (ETA ABV). Essa será a primeira planta UF no Brasil introduzida em uma empresa pública de saneamento, para a produção de água potável.
O processo de membranas integra técnicas modernas de separação físico-químico. O sistema a ser instalado é constituído de um pré-tratamento, bombas, membranas, instrumentação e sistema de limpeza química. A alta eficiência, o tamanho reduzido e a simplicidade de operação são os quesitos principais deste novo projeto.
A ETA ABV está situada na cidade de São Paulo e atualmente funciona com 14 m³/s. Com o novo sistema, aumentará a produção de água potável em 2 m³/s. Esta atualização será feita em duas etapas: sendo uma no início, 1 m³/s e a próxima de 1 m³/s, em 2014.
A Centroprojekt do Brasil assinou o contrato com a Sabesp, em junho deste ano, e vai fornecer o projeto, equipamentos e materiais de fornecimento civil, start-up e pré-operação durante seis meses. O valor total do projeto é de cerca de R$ 60 milhões com duração de até 18 meses para a entrega da obra.
Perfuratriz direcional guiada a laser
A Vermeer lançou o primeiro sistema de perfuração guiada a laser AXIS™ GB812 trazido para o Brasil. Em comparação com outros métodos, a novidade da Vermeer proporciona mais flexibilidade e versatilidade na instalação de dutos subterrâneos, com extensão de até 150 m e declividade exata em diversos tipos de solos.
O AXIS™ GB812 é uma das soluções da Vermeer para perfuração por MND (método não-destrutivo). Também é uma alternativa tecnológica para viabilizar as obras de saneamento, mitigando os impactos no entorno, diferentemente do que ocorre no método tradicional de abertura de valas. Equipado com um sistema guiado a laser, o AXIS foi projetado para obras de implantação de redes de esgoto.
O executivo John Milligan, gerente da Vermeer Corporation para o setor de saneamento, explica que o AXIS é a solução ideal para instalações com declividade precisa e menor que 1% para tubulação de até 600 mm de diâmetro e, principalmente, em profundidades maiores que 4 m. “Investimos mais de dez anos de pesquisas para desenvolver um equipamento capaz de reduzir os custos das obras com valas abertas e agregar precisão e velocidade na implantação das redes”, pondera Milligan.
Estudos conduzidos pela Vermeer estimam que o mercado de telecomunicações responde por 46% das obras de perfuração horizontal dirigida, seguido pelas obras de água e esgoto com 19% das demandas. Segundo Flávio Leite, gerente-geral da Vermeer Brasil, com o Plano Nacional de Saneamento Básico, essa proporção deverá mudar nos próximos anos e acrescenta que atualmente mais de 80% das redes de água e esgoto empregam o método de vala aberta.
Soluções de bombeamentoequipam ETA
A LFM Engenharia de Obras implementou soluções de bombeamento Grundfos no sistema de tratamento de lodo e na casa de químicos da Estação de Tratamento de Água (ETA) Jurubatuba, da Sabesp, no Guarujá (SP).
O pacote de fornecimento contempla três bombas submersíveis, quatro horizontais, oito dosadoras e oito misturadores submersíveis.
Fruto de investimentos da ordem de R$ 110 milhões, a ETA Jurubatuba já se encontra na fase de pré-operação e sua infraestrutura foi projetada para garantir a regularidade no bastecimento de água da cidade até o ano 2025. Fazem parte do conjunto das obras adutoras de água bruta e tratada e um centro de reservação.
Fonte: Revista O Empreiteiro