O Grupo Wirtgen, com matriz na Alemanha, tem contribuído com o avanço e o desenvolvimento do setor de construção de rodovias brasileiro com tecnologias e máquinas que elevam a eficiência e a produtividade. O grupo reúne cinco marcas, quatro delas de origem alemã (Wirtgen, Vögele, Hamm e Kleemann) e uma de origem brasileira (Ciber, com sede em Porto Alegre, RS).
Na área específica de tecnologia de compactação de solos, a Wirtgen destacou no 1º Fórum de Infraestrutura Urbana o compactômetro HCQ para cilindros lisos. O instrumento, apresentado no evento pelo especialista de produtos da empresa Guilherme Ratkiewicz Rodrigues, detecta o preenchimento dos vazios do solo, ampliando a garantia de qualidade do serviço. Um visor no painel dos rolos compactadores mede e indica os movimentos de rotação.
No setor de compactação de asfalto, a tecnologia oscilatória da Wirtgen reduz o impacto no entorno, minimizando “efeitos colaterais” de intervenções no tecido urbano. É que a oscilação, em oposição à vibração, tem ação mais local, concentrada, com carga estática mais alta. A tecnologia, embutida nos rolos compactadores e vibroacabadoras do grupo, é apropriada, por exemplo, para obras sobre pontes e viadutos, sobre canos e dutos e junto a construções fragilizadas.
Outra tecnologia que a Wirtgen cita como diferencial advém do fato de as vibroacabadoras de asfalto possibilitarem a aplicação de camadas de base BGTC (brita graduada tratada com cimento). O sistema promete mais precisão que as técnicas convencionais com motoniveladora, redução do tempo de trabalho e melhor regularidade das bordas, homogeneidade e pré-compactação.
Fonte: Revista O Empreiteiro