A ampliação da capacidade de transporte de gás natural para a Região Metropolitana de São Paulo é o objetivo de obra executada para a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás).
A obra está orçada em aproximadamente R$ 170 milhões. O gasoduto a ser construído para reforço da Retap (Rede Tubular de Alta Pressão da Represa Billings) possuirá cerca de 27 km de extensão e 20 polegadas de diâmetro, interligando o futuro ponto de entrega (City Gate), localizado no município de São Bernardo, à Retap existente próxima à UTE Fernando Gasparian, na capital. São 25 km de tubulação submersos na Represa Billings.
Um dos pontos considerados notáveis do projeto é a execução de um furo direcional que sai da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e encontra a tubulação dentro da represa, totalizando 1,7 km. Outro furo de grandes dimensões será realizado por debaixo da Via Anchieta e será executado sem prejuízos para o trânsito da rodovia.
De acordo com a Azevedo & Travassos, executora do projeto, a solução subaquática foi escolhida por ser a de menor impacto socioambiental, e trouxe novidades para a equipe de engenharia, como a montagem da tubulação a partir de embarcações de grande porte posicionadas dentro da represa.
O ponto de entrega (City Gate) e as estações de medição e de colorização ficarão localizados próximo ao km 34 da Rodovia Anchieta (SP 150).
Fonte: Revista O Empreiteiro