Engenharia brasileira desenvolve cálculo para expansão do Canal do Panamá

O Canal do Panamá transporta em média 40 navios cargueiros diariamente e se prepara para receber os maiores navios porta-contêineres do mundo. A ampliação da via marítima que liga os oceanos Atlântico e Pacífico foi iniciada em 2007 e deve ficar pronta em 2014. É uma das maiores obras de infraestrutura do mundo e irá dobrar a sua capacidade, permitindo a passagem de navios muito maiores. No Brasil, a influência será principalmente nos portos do Norte e Nordeste.

Duas empresa brasileiras,a Paragon e a Gapso, venceram a licitação internacional da ACP (Administração do Canal do Panamá) no valor de US$ 1 milhão e foram escolhidas para simular as diferentes possibilidades de melhorias e operação do canal interoceânico, que atualmente recebe 5% do tráfego marítimo global.

As duas empresas atuam no desenvolvimento da tecnologia capaz de calcular a capacidade do novo canal, oferecendo subsídios para determinar a melhor forma de operá-lo, maximizando o uso dos ativos e permitindo maior trânsito de navios.

A primeira fase do projeto, que simula situações ideais de operação, já foi concluída, e a próxima etapa irá simular as possíveis restrições e problemas que poderão surgir no cotidiano, como impacto de paradas para manutenção, rebocadores com problemas etc.

Paragon e Gapso simulam capacidade da operação do canal ampliado

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário