Os desafios da mudança cultural na gestão de obras e projetos é o tema central do II Workshop que a revista O Empreiteiro estará realizando, desta vez no Espaço Apas, à rua Pio XI, 1.200, em São Paulo (SP), nos dias 23 e 24 de abril próximo. O I Workshop, também em São Paulo, ocorreu nos dias 28 e 29 de maio do ano passado e enfocou o tema Gestão eficaz impacta nos custos e prazos de projetos e obras.
Esse segundo evento pretende aprofundar a temática, de modo a mostrar onde e como o potencial e a eficiência dos instrumentos disponíveis no mercado da Tecnologia da Informação podem representar avanços nas diversas categorias de obras públicas e privadas, desencadeando possibilidades de monitoramento do cumprimento de contratos, cronogramas, custos, especificações de projeto e volumes de obras no dia a dia dos canteiros. Esse acompanhamento em tempo real pode ser feito, seja nos canteiros situados nas proximidades das sedes das empresas contratadas para executá-los, seja nas mais diferentes regiões do País ou do mundo. A tecnologia rompeu as barreiras do tempo e da distância.
Sistemas diversos, com destaque para a modalidade BIM, cuja eficiência tem sido comprovada aqui e no exterior, em projetos e obras de médio e grande porte, têm significado extraordinária evolução no processo da gestão de obras, sobretudo para mostrar que a transparência pode e deve ser total, eliminando costumes e hábitos que acabam criando ambientes propícios a vícios e distorções conflituosas, com graves prejuízos para a sociedade.
O II Workshop deverá reunir mais de 250 pessoas – especialistas de empresas detentoras das ferramentas, presidentes de empresas de engenharia, coordenadores de projetos, diretores e gerentes de obras e engenheiros e técnicos de áreas diversas – numa oportunidade qualificada para o debate e apresentação de cases importantes para a construção da história da TI e da Engenharia.
O II Workshop conta com o patrocínio da Oracle, Bentley, Autodesk e Mega.
Dentre as empresas que ali estarão representadas se encontram o DOT (Departamento de Transportes) de Michigan, nos Estados Unidos, a Projectus, Potencial Engenharia, Poyry, UTC, Milplan, Intertechne, Rio Verde, T&A Pré-Fabricados, Aecom, Verano, e diversas outras que estão sendo convidadas, como a Leme Engenharia (aplicação do 4Check) e a Andrade Gutierrez, que têm inovado nos processos de monitoramento de obras da maior importância para a infraestrutura brasileira.
Oportunamente iremos divulgar, no site de O Empreiteiro (www.revistaoempreiteiro.com.br), a relação completa das empresas participantes e dos presidentes e diretores que as representarão neste II Workshop.
Fonte: Revista O Empreiteiro