A programação dos eventos técnicos da Construir Rio – Feira Internacional da Construção foi divulgada pelos organizadores (todos os detalhes em http://www.feiraconstruir.com.br/rio/pdf/conteudo_tecnico.pdf) e aumentou a expectativa dos profissionais do setor em torno do evento mais importante do setor no Estado do Rio de Janeiro.
Reunidos no último dia 2, durante o workshop “A Arquitetura Imobiliária para a Cidade”, representantes da classe destacaram as oportunidades de aperfeiçoamento proporcionadas pela Construir, que acontece de 7 a 10 de novembro, no pavilhão 4 do Riocentro, e tem entrada franca.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Vicente Giffoni, as palestras e seminários – Fórum de Arquitetura, Dia do Comerciante e Fórum Construir Rio – vão fornecer um conhecimento que agrega valor aos produtos que serão expostos e comercializados nos estandes da feira.
"Alguns visitantes vão até o Riocentro pelos eventos técnicos e descobrirão ótimos expositores. Outros buscarão os estantes e encontrarão também fóruns intelectuais para troca de experiências e crescimento profissional. A Construir Rio é um evento para negócios, lançamentos, proposições e discussões, valores complementares e fundamentais para o ciclo de desenvolvimento do setor. Tanto no cenário nacional quanto no internacional, o mercado do Rio de Janeiro tem que assumir o papel de protagonista que, agora, lhe cabe", destacou Vicente.
Responsável pelo workshop que ocorreu no dia 2 de outubro (http://www.feiraconstruir.com.br/rio/no-aquecimento-da-construir-rio-asbea-reune-profissionais-em-workshop-sobre-arquitetura/), a AsBEA terá um lounge na Construir Rio. O espaço é reservado à confraternização de arquitetos e outros profissionais do ramo. O presidente da entidade espera que os debates promovidos pela Feira Internacional da Construção ajudem o setor a vencer desafios como a maximização de recursos naturais, diminuição do tempo das obras, redução do desperdício e respeito ao meio-ambiente.
"Desde a primeira conversa, ainda na fase de preparação da Construir Rio, nossa intenção é dar uma representatividade ainda maior ao evento, em função do momento que o Rio de Janeiro está vivendo. Buscamos um cenário proporcional à evolução que está atingindo a cidade. Com esses fóruns culturais e de tecnologia, impulsionando discussões em torno de temas interessantes, mostramos a capacidade de receber com excelência um público especializado que formará um capital intelectual sobre assuntos como sustentabilidade e técnicas de construção", ressaltou Giffoni.
Ceramistas em peso na Construir
Já para o diretor superintendente da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) e do Sindicato das Indústrias da Construção, do Mobiliário e de Cerâmicas de Santa Gertrudes (Sincer), Luís Fernando Quilici, os encontros promovidos pelos eventos técnicos da Construir Rio vão estimular também o relacionamento comercial entre lojistas, arquitetos e engenheiros.
"O objetivo da Aspacer é desenvolver e fortalecer a cultura da promoção comercial dos revestimentos cerâmicos fabricados pelas indústrias instaladas no estado de São Paulo, região responsável por 70% da produção nacional, através de feiras e eventos que tenham o alcance de estimular o contato e o relacionamento direto com os lojistas, construtoras, arquitetos e engenheiros, público que comercializa e utiliza nossos produtos na construção civil. Através de eventos como a Construir Rio, esperamos levar a qualidade, o bom gosto e a versatilidade dos revestimentos cerâmicos fabricados pelas indústrias associadas da Aspacer, de forma a consolidar a posição de destaque dos revestimentos cerâmicos no mercado fluminense", concluiu Quilici.
Fonte: Padrão