TI móvel controla obras no canteiro

Compartilhe esse conteúdo

A tecnologia da informação móvel vem ocupando espaço cada vez maior no canteiro de obras. Informações gerenciais e de projetos, que antes eram acessadas em ambientes de construção por modestos smartphones e PDAs, agora têm sido levadas a campo em eficientes e robustos tablets, para melhor acompanhamento do andamento dos trabalhos.

A brasileira Teclógica é uma das empresas que desenvolveram produtos recentes nesse campo. “Sempre atuamos no ramo industrial, fazendo entrega de produto sob medida. A partir de pesquisa de mercado, identificamos oportunidade de atuação nos setores de saúde, financeiro e construção civil, utilizando sistemas móveis. Partimos então para desenvolver um pacote de soluções para o canteiro de obras”, explica Luiz Carlos Mesquita Scheid, sócio da empresa.

O pacote, intitulado Mobuss Construção Civil, se concentra na prática de controle de custos, riscos e produtividade das construtoras, fazendo comparação entre o planejado e executado. “A falta de controle nas obras impressiona. Muitas vezes só se sabe se o projeto valeu a pena quatro meses depois de concluído”, ressalta o engenheiro.

Os módulos de apontamento (controle de serviços na obra) e de segurança no trabalho do pacote foram lançados em abril. O focado em qualidade na construção está previsto para sair este mês (outubro). Em novembro, chega o de assistência técnica. Por fim, em fevereiro de 2013, sai o último do pacote orientado para módulo de materiais (controle pós-almoxarifado). Todos rodam no tablet no sistema operacional Android.

Para o desenvolvimento do Mobuss, a Teclógica, fundada há 18 anos, contou com a parceria das construtoras SulBrasil e Santana, que hoje utilizam o sistema em suas obras. A nova ferramenta pode ser integrada a qualquer ERP do mercado e trabalha tanto online quanto offline. O sistema também permite que se façam fotos em caráter de controle documental.

(Augusto Diniz)

Fonte: Padrão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário