Com apoio da Investe São Paulo, a Randon anunciou a instalação de uma nova planta industrial em Araraquara, município a cerca de 288 km da capital paulista. O novo empreendimento prevê investimentos de até R$ 500 milhões e entrará em pleno funcionamento em 2017. “A nova unidade da Randon vai gerar cerca de 2 mil empregos em Araraquara. Além disso, esse é um investimento na ampliação do modal ferroviário, um marco para o futuro logístico do Estado de São Paulo”, afirma o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.
Ele explica que a Investe SP começou a atender à Randon em junho de 2011, contribuindo para que a empresa localizasse um terreno adequado às suas necessidades de expansão. Para isso, representantes da agência visitaram terrenos, junto com funcionários da empresa, em mais de 15 municípios paulistas.
Entre as cidades avaliadas, Araraquara foi escolhida por ser um polo ferroviário e canavieiro e conta com uma infraestrutura adequada, com acesso ferroviário e rodoviário, além de disponibilidade de mão de obra. Atualmente, a Randon atende a aproximadamente um terço da demanda nacional de vagões de carga, fabricados até agora em Caxias do Sul, cidade que não dispõe de ferrovia.
Outro fato relevante na escolha do local da nova unidade é a vocação do estado paulista para o plantio de cana-de-açúcar. A Randon produz, hoje, semirreboques canavieiros no Rio Grande do Sul, mas o estado não possui safra representativa de cana. Por isso, a empresa optou por passar a fabricar esses implementos rodoviários em São Paulo.
A tendência, então, é que se transfira a produção de vagões e semirreboques canavieiros de Caxias do Sul para o novo complexo da empresa, em Araraquara. A Investe SP também está assessorando a empresa na obtenção das licenças ambientais, nos trâmites tributários e de infraestrutura.
A iniciativa da Randon integra o plano de expansão e desenvolvimento 2012/2016 da empresa, da ordem de R$ 2,5 bilhões, que prevê parte dos investimentos em expansões e novos negócios. “Estamos nos estruturando para conseguir manter o ritmo de crescimento histórico das empresas e cumprir com a meta de alcançar um crescimento de receita de 60% até o final do período”, concluiu o diretor-presidente, David Abramo Randon.
Durante o anúncio de investimento no Palácio dos Bandeirantes, foi assinado um protocolo de intenções entre a empresa e a Investe SP. Esse documento formaliza intenções e condições, visando à implantação da nova planta industrial no Estado de São Paulo.