Fôrmas de alumínio permitem construir 90 apartamentos em 12 meses em Mauá(SP)

O empreendimento residencial Reserva Belo Verde, no bairro Parque São Vicente, no município paulista de Mauá, é um exemplo de como a tecnologia pode atender a situações de emergência. A cidade teve ao todo 12 deslizamentos em dezembro de 2009, que deixaram um morto, dezenas de pessoas soterradas e cerca de cem desabrigados em quatro dos 12 locais onde houve escorregamento de lama e uma centena de desabrigados.
Para resolver a situação das famílias que perderam suas casas, a prefeitura local encomendou a construção do conjunto residencial composto de 90 unidades de dois e três quartos, distribuídos em três blocos de 30 unidades cada. São seis apartamentos por andar, em prédio de cinco pisos. A entrega está prevista para abril deste ano, após 12 meses de obras, sob a responsabilidade da MRV.
O Lumiform é sistema de fôrmas criado pela SH para atender à demanda de habitações populares do País. Ele é constituído de fôrmas de alumínio para a execução de paredes em concreto armado, que são moldadas in loco, no canteiro de obra.Pode ser usado para a construção de casas, sobrados e edifícios. O equipamento substitui os tradicionais blocos de alvenaria e elimina as etapas de chapisco e reboco. Um dos resultados positivos do ponto de vista da economia é que o índice de desperdício de material cai em 20%.
O modelo é formado por painéis fabricados com perfis estruturais de alumínio e chapas também em alumínio, que são montados manualmente (cada metro quadrado pesa menos de 18kg), sem necessidade de mão de obra especializada.Ele já vem com os vãos reservados para as janelas e portas, e todas as instalações elétricas e hidráulicas embutidas. Não possui furações para passagem de ancoragens, nem rebites, emendas ou marcas na face que faz contato com o concreto, e, por isso, apresenta acabamento completo na superfície concretada.Em média, quatro trabalhadores são capazes de erguer a estrutura de uma casa em apenas um dia. Uma moradia de aproximadamente 40 m² pode ser entregue entre três a quatros dias.
O Lumiform SH pode ser empregado para diversos tipos de concreto, como o convencional, leve ou auto-adensável. Não possui restrição quanto ao uso de vibrador e o concreto poderá ser desenformado em cerca de 12h.Em sobrados e edifícios de múltiplos pavimentos, a laje pode ser concretada juntamente com as paredes, numa única etapa. O equipamento acelera o ritmo de execução e reduz em até 70% o uso de mão de obra e em 20% a geração de resíduos dentro do canteiro de obra.
Claudio Possenti, diretor comercial regional da SH explica a opção das empresas pelo sistema Lumifom: "Amplamente utilizado para erradicar o déficit habitacional no México, oferece agilidade técnica e perfil econômico, fatores capazes de ajudar a cumprir a meta de um milhão de moradias do programa "Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal. A escolha do sistema por parte da MRV foi decidida com base em melhores condições técnicas, comerciais e na perspectiva de uma parceria com a SH".

Vantagens do sistema de fôrmas
Sistema com fôrmas de alumínio 100% reciclável e econômico. As fôrmas podem ser reaproveitadas mais de 1.000 vezes e não enferrujam.
Além de duráveis e leves, os painéis não possuem rebites, emendas ou marcas na face que faz contato com o concreto, o que garante um acabamento perfeito.
No método tradicional, com alvenaria comum, as instalações elétricas e hidráulicas são colocadas depois das paredes prontas. Para isso você tem que quebrar, gerando uma perda grande de material e muito desperdício. Tudo isso é evitado com a utilização desse equipamento.
Ideal para casas e construções verticais de até cinco pavimentos com paredes feitas todas em concreto;
Não depende de equipamentos de elevação, não precisa de guindaste ou grua, permitindo que sua elevação seja feita manualmente.
Completado o processo de concretagem, com oito horas já é possível tirar as fôrmas e a casa está praticamente pronta, precisando apenas de acabamento.
Ganho com relação ao meio ambiente pois não usa madeira (visão ecológica). Também não há desperdício com lançamento de resíduos no meio ambiente.
São 100% nacionais, e por isso sua aquisição pode ser feita através de financiamento pelo BNDES/Finame (financiamento de longo prazo, com taxas muito baixas, e com prazo para começar a pagar). Diferencial: Quando o construtor começa a pagar, normalmente a fôrma já se pagou.
As paredes de concreto atendem a todas as exigências de desempenho térmico e acústico.
O sistema substitui blocos de alvenaria e elimina etapas de chapisco e reboco, reduzindo custos e prazos da obra, com até 85% de ganho na produtividade.
As estruturas já vêm com vãos para janelas e portas, além de instalações elétricas e hidráulicas embutidas.
O desmoldante recomendado para as formas deve ser à base de água e parafina líquida.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário