GLP Cajamar II recebe piso de concreto de alta especificação

Com localização em Cajamar, na Grande São Paulo, o empreendimento GLP Cajamar II, da GLP (Global Logistic Properties), é destinado a locação flexível de área para armazenagem com possibilidade de locação de módulos em três galpões (A – 96.000 m², B – 13.000 m² e C – 19.000 m²).


A grandeza da obra, de responsabilidade da construtora Ribeiro Caram e que foi inaugurada no segundo semestre de 2019, tornou-se referência em termos de resultados.

O piso de concreto foi executado pela Alphapiso Tecnologia em Pisos Industriais com placas de grande dimensão (22,5m x 22,5m), reforçado com fibras metálicas e aditivado com compensador de retração à base de óxido de cálcio supercalcinado, com capacidade de carga distribuída de 6tf/m2 e carga pontual de porta-palete de 5tf/apoio.


Para a empresa envolvida no projeto, a LPE Engenharia, o maior desafio desta obra foi a execução do piso com placas de grandes dimensões, de 22,5m x 22,5m, com a qualidade esperada pelo cliente, uma vez que fazer este tipo de piso envolve uma série de mudanças, tanto na parte executiva, quanto de controle e de projeto.


Um ponto importante foi o controle da variação da superfície da sub-base, pois em pisos com placas muito grandes, se a sub-base estiver muito irregular, com a retração do concreto há movimentação da placa e ela acaba travando e aparecendo fissuras, principalmente em alguns pontos nos quais a espessura do concreto é reduzida.


Outro fator relevante, em termos de controle, foram os ensaios de retração do concreto. O estudo do traço foi feito com praticamente três meses de antecedência para obtenção de um histórico de resultados de retração e para conseguir fazer algum ajuste necessário, até que ficasse ideal com a utilização do compensador de retração, ou
seja, muito mais baixa do que o usual.


Para evitar problemas de fissuras no piso reforçado com fibras metálicas foi solicitado, em projeto, ensaio de avaliação de dosagem das fibras.


Em toda concretagem, era tirada uma amostra do concreto, colocada num recipiente com volume padrão, lavada e pesada até encontrar a dosagem correta de fibra. Processo que não é padrão, mas que foi adotado nesta obra.

Deixe um comentário