Destaque do Ranking da Engenharia Brasileira 2021 CONSTRUTORAS
A Racional Engenharia foi responsável pela construção do Projeto Sirius, em Campinas (SP), a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil. Trata-se do único laboratório de luz síncrotron de 4ª geração na América Latina e o mais avançado do mundo.
Foi projetado no País pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Com uma área construída de 68 mil m², o edifício abriga um conjunto de aceleradores de partículas, capazes de realizar pesquisas abertas às comunidades científica e industrial, que permitirão
a busca de soluções para problemas globais em áreas como saúde, agricultura, energia e meio ambiente.
O formato predominantemente circular do edifício do Sirius, com raio externo de aproximadamente 120 m, é resultado da geometria dos aceleradores de partículas, onde os elétrons são armazenados e a luz síncrotron é produzida.
No interior desta edificação foi implantada a blindagem dos aceleradores.
O edifício é considerado parte integrante do equipamento, pois para garantir seu funcionamento, o piso possui exigências de estabilidade mecânica e térmica sem precedentes.
online pharmacy https://www.gcbhllc.org/files/pdf/lasix.html no prescription drugstore
Por essa razão, sua construção contou com várias características inéditas que desafiaram a engenharia.
O desafio fica por conta dos requisitos de nivelamento e planicidade dos pisos que suportam a área dos aceleradores e a região das linhas de luz. São feitos em concreto armado, com 90 e 60 cm de espessura, respectivamente, e são extremamente planos: em toda sua área, de 17 mil m², a diferença de altura entre o ponto mais baixo e o ponto mais alto do piso é menor que 2 cm. A fundação da edificação é dividida em duas bases totalmente independentes entre si: a primeira suporta a estrutura do prédio e a segunda suporta o piso da área dos aceleradores e da região experimental.
A fundação da área dos aceleradores é composta por cerca de 1.
300 estacas de concreto, de 15 metros de comprimento, cuidadosamente dispostas sob quase 3 m de solo modificado com alto grau de compactação.
O túnel que abriga os aceleradores de elétrons tem comprimento de mais de 500 m, construído como uma peça monolítica de concreto armado, que consumiu cerca de 6.500 m³ de concreto especial de baixíssima retração, além de 900 t de aço.
O túnel dos aceleradores tem paredes e cobertura com espessuras que variam entre 80 cm e 1,5 m.
A temperatura dentro do túnel dos aceleradores deve ser muito bem controlada com variação máxima de 0,1°C para mais ou para menos. Também na área experimental é necessário rigoroso controle de temperatura, com variação máxima de 0,5°C para mais ou para menos.
A estabilidade térmica é um requisito fundamental para evitar a dilatação dos principais equipamentos da nova fonte de luz síncrotron e, assim, garantir a qualidade da luz síncrotron que será entregue para as análises científicas.
buy antabuse online http://healthdirectionsinc.com/Information/Articles/post/antabuse.html no prescription
INTERDEPENDÊNCIA ENTRE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO
O que direciona a estratégia de negócios da Racional é o que está expresso em seu propósito: “Fazer o complexo parecer simples”, que reflete a inteligência da empresa acumulada ao longo de quase 50 anos. A companhia, que atua exclusivamente no setor privado, apoia seus clientes na viabilização de seus negócios aportando soluções de engenharia inovadoras, customizadas e competitivas para diferentes mercados e complexidades de projetos, independentemente do porte que apresentem.
A Racional acredita, desde sua fundação, na interdependência entre Engenharia e Construção em todas as etapas de um projeto. A partir desse olhar, a empresa desenvolveu nas últimas cinco décadas uma competência na formulação de soluções em logística e processos construtivos que são incorporados aos projetos executivos, principalmente
quando atua desde a etapa da pré-construção. Possui um modelo empresarial leve e flexível, com a agilidade necessária para adaptar sua estrutura de custos e navegar com eficiência nas flutuações da economia brasileira.
No portfólio de projetos da Racional estão os principais datacenters e hospitais do país, cerca de 200 projetos no setor industrial, mais de 50 shoppings, aeroportos, centros logísticos, edifícios corporativos e hotéis.
Assim, com trajetória sólida e consistente, a Racional se mantém capitalizada e financeiramente saudável. É reconhecida por seus clientes pela confiabilidade e compromisso com a entrega, além da reputação orientada pela conduta ética e transparente.
online pharmacy https://www.gcbhllc.org/files/pdf/valtrex.html no prescription drugstore
FICHA TÉCNICA DA OBRA
Contratante: CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Construção: Racional Engenharia
Montagem: Temon
Como sugestão, poderiam explicar o que é o CNPEM: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é a nova denominação da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), Organização Social qualificada pelo Decreto nº 2.405, de 26 de novembro de 1997, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É responsável pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).