A história de mais de 60 anos e todos os desafios dessa trajetória trouxeram para a Promon Engenharia resiliência suficiente para enfrentar períodos incertos, com acontecimentos que geram pouca previsibilidade, como os vividos ultimamente: a pandemia da Covid-19; eleições políticas no Brasil; alta de juros afetando a inflação e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que são apenas exemplos de fatores que desafiaram, e ainda desafiam, todas as empresas a planejarem assertivamente seus futuros.
Mesmo com esse cenário, em seu último ano social, de abril de 2021 a março de 2022, a empresa apresentou uma variação positiva de cerca de 60% em sua receita bruta, quando comparada a março de 2021. Considerando o mesmo período comparativo, o efetivo da empresa cresceu 50%, com contratações para além dos grandes polos econômicos: o modelo de trabalho híbrido, com intenso uso de tecnologia, tem contribuído para contratações em todo o Brasil, trazendo profissionais capacitados e ainda mais diversidade para a “comunidade promoniana” – maneira como a empresa se refere ao seu quadro de colaboradores.
Os excelentes resultados, mesmo diante de um cenário que já se mostrava adverso, claramente não foram ocasionados pelo fator sorte e, apesar de darem bons indícios, não garantiriam os resultados do próximo ano, que começaria em abril de 2022. Sabendo disso e das previsões para o ano seguinte, ainda em meados de 2021, a Promon Engenharia fez uma extensa e intensa revisão de seu Planejamento Estratégico, o qual recebeu o nome de Rota PEL 33. O “PEL” vem de Promon Engenharia Ltda. e “33” faz referência a 2033, já que o plano considera uma visão de 10 anos. Essa Rota é composta por caminhos muito bem definidos, sendo que cinco deles permeiam todas as estratégias da empresa: ESG, Cultura, Internacionalização, Segurança e Tecnologia.
O primeiro semestre já passou e comprovou a assertividade da direção escolhida para a Rota, mesmo com fatores que poderiam ter impactado negativamente os resultados, como as eleições. Vendas 35% acima do previsto para o semestre; receita 20% superior; geração de caixa positiva e diversos projetos estratégicos com evolução expressiva são aspectos que trazem uma atmosfera bastante positiva para que, mesmo com os desafios existentes, a empresa siga otimista em direção aos seus objetivos.