Com previsão de uma reconstrução que dure 24 a 30 meses, a Vila Belmiro será reerguida e os torcedores do Santos ganharão um novo estádio. A diretoria do clube assinou contrato com a WTorre para a construção do empreendimento, através de um Memorando de Entendimento. A futura arena terá capacidade para receber 30 mil torcedores, quase o dobro da atual, que é de 16 mil, e o custo total previsto para as obras é de R$ 300 milhões.
A assinatura permite o início dos processos para a regularização do projeto e captação de verbas para as obras. No acordo, o clube e a WTorre podem ir em busca da aprovação dos órgãos públicos e de verbas para o investimento, através da pré-vendas de benefícios e patrocínios. “Esse é um desejo antigo da torcida e desde que assumimos, trabalhamos para ter o projeto que beneficie o clube e, claro, todos seus associados e torcedores. Uma arena à altura de sua torcida, um empreendimento moderno, muito bem planejado, com uma estrutura digna do Santos”, afirmou Andres Rueda, presidente do clube.
O contrato entre Santos e WTorre, responsável por erguer o Allianz Parque, do rival Palmeiras, segue o formato de direito de superfície. Assim, o clube cede o local à empresa por 30 anos, com prazo contando a partir da inauguração da nova arena. O clube continua sendo dono do terreno e do estádio e a empresa tem o direito de uso do local. “É uma honra para a WTorre S.A fazer parte de um momento importante como esse na história tão grandiosa do Santos Futebol Clube. Vamos trabalhar para entregar uma arena moderna e completa”, afirmou Marco Siqueira, CEO da WTorre S.A.
A Nova Vila terá cerca de 63 lojas e contará com gramado sintético, assim como a maioria das novas arenas do futebol brasileiro. Na área da imprensa, o projeto tem a presença de quatro estúdios para TV, 24 posições escritas e duas salas de coletivas de imprensa. O público total do estádio será de 30.108 mil pessoas, com campo sem cobertura, mas arquibancada 100% coberta. A previsão é que as obras do estádio se iniciem no primeiro semestre de 2024.