A inauguração da nova unidade da Bodytech (antiga Fórmula Academia), na última semana de agosto, no Shopping Eldorado, em São Paulo, se destaca não apenas por seus números superlativos, como o investimento de R$ 22 milhões, ou seus 53 mil alunos em 26 unidades, mas pela minuciosa logística e gerenciamento eficiente necessários para obra de modernização. A Tessler Engenharia, empresa especializada em gerenciamento de projetos e planejamento de obras, esteve à frente desse projeto de retrofit.
De acordo com Marcelo Tessler, da Tessler Engenharia, a construção exigiu uma complexa operação de planejamento e logística, em que 400 homens trabalharam em turnos de 24 horas e conviveram, durante um ano, com cerca de 4 mil alunos/dia, sem se fazerem notar. O trabalho de gerenciamento da Tessler garantiu que obra da mega-academia, de 9.300 metros quadrados, com salas de ginástica, esportes, piscinas e wellness, além de clinica e SPA, fosse realizada no terceiro subsolo do shopping, em ambiente limpo e organizado.
Era necessário tocar as obras com a academia em pleno funcionamento, reduzindo ao mínimo os transtornos para os frequentadores. Desde a sua concepção, a unidade recebeu tratamento premium. “Nem as academias de Madri, na Espanha, tidas como as mais sofisticadas do planeta, com tecnologia de ponta, chegam perto da grandiosidade desta, que é a âncora do grupo Bodytech, cujas 26 unidades estão sob contrato de gerenciamento da Tessler. É uma blue chip, ou triple A, na categoria fitness”, explica Marcelo Tessler.
O grande desafio foi superar, em qualidade e em prazo, a obra na qual Marcelo Tessler havia participado como engenheiro, há 20 anos, antes de criar a Tessler Engenharia. Na época, a academia era a Fórmula, marca agora adquirida pela Bodytech. “Voltei para trabalhar no retrofit de uma obra que ajudei a construir”, destaca Marcelo.
E as estratégias de planejamento, criadas para que a obra evoluísse sem prejuízo da freqüência e aproveitamento dos alunos, foram tão eficientes que houve aumento do número de matrículas durante a fase de remodelação. Algumas das providências idealizadas pela Tessler, por exemplo, foi a construção de passarelas para circulação, além de salas alternativas, com o mesmo padrão das já existentes, para lutas, spinning e bike. “Os alunos até elogiavam os espaços provisórios, tal o cuidado com os acabamentos, paredes, pisos e acessórios utilizados. Tivemos 15 dias para entregar essas salas”, comenta Marcelo.
Entre as novidades da Bodytech do Shopping Eldorado está o parque aquático, dotado de acessos em lâmina d´água interligado aos vestiários. São quatro piscinas, duas delas semi-olímpicas. Com projeto arquitetônico de João Armentano, espelhos, vidros, madeira de demolição, aço, e pisos claros, em várias tonalidades, foram os materiais usados em profusão na obra. A construtora que executou a obra foi a Mutual Engenharia.
A Bodytech tem como assinatura academias com estrutura de primeiro mundo, com projetos arquitetônicos e de iluminação exclusivos, mobília de designers renomados e acabamentos importados. Conta com equipamentos de musculação, cárdio e funcionais das melhores e mais renomadas marcas do mundo, em ambientes integrados, totens de atendimento no lugar dos quadros de horário, telas para projeção de informações sobre a academia, além de amplos vestiários com hidromassagem, sauna e ofurôs.