Acesso a píer do Superporto do Açu emprega estaca de até 96 m

Compartilhe esse conteúdo

Há 37 anos no mercado, a A.R.G. se destacou recentemente em dois projetos: o Superporto do Açu, em São João da Barra (RJ), e o Superporto Sudeste, em Itaguaí (RJ).

 

Ocupando área de 100 km², as obras do Superporto do Açu incluíram a construção da ponte de acesso aos píeres, com 2.898 m de comprimento e 26,6 m de largura, píer de rebocadores, com 168 m de comprimento e 49,8 m de largura, além do píer de minério, com 442 m de comprimento e 23 m de largura.

 

Na construção da ponte de acesso foram cravadas estacas pré-tensionadas de concreto de alta resistência, estacas metálicas e estacas mistas, com diâmetros de 80 cm e comprimentos de até 96 m (equivalente a um prédio de 33 andares). Nas armações foram utilizadas aço CA-50. No total, foram executadas aproximadamente 46 mil m de estacas de concreto ø 80 cm, 21 mil m de estacas metálicas ø 80 cm e fixadas aproximadamente 3.400 vigas de concreto. A empresa contou com auxílio de um cantitraveller para execução da ponte.

 

No Superporto Sudeste, com uma área de 52 ha, a A.R.G. realizou a construção da ponte de acesso com 647 m de comprimento, píer com 765 m de extensão, túnel de 1.740 m de extensão e seção de 210 m², dois pátios de estocagem de minério, virador de vagões duplos de capacidade para 8.900 t/h, obras civis dos conjuntos de transportadores de correia e prédios administrativos.

 

A obra apresentou uma produção na ordem de 100 mil m³ de concreto e 6 milhões kg de aço. Um dos principais obstáculos superados pela A.R.G. nas obras do Superporto Sudeste foi começar a construção da ponte de acesso e do píer de atracação de navios partindo do mar para a terra.

 

A cravação das estacas de concreto e a montagem das estruturas foram executadas por guindastes sobre balsas, e por equipamento próprio para cravação de estacas, construído pela empresa. No total, foram cravadas 725 estacas de concreto de 90 cm de diâmetro, totalizando 26.670 m.

Fonte: Redação OE


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário