O modelo digital do aeroporto de Londrina (PR), desenvolvido pela Infraero, recebeu o Prêmio Especial de Reconhecimento na conferência YII2018 da Bentley em Londres. Com 727 mil m² e recebendo 2,6 milhões de passageiros/ano, o modelo digital do aeroporto centraliza os mapas de infraestrutura, sistemas prediais e dados de gerenciamento das instalações. É o primeiro no formato virtual realizado no País pela metodologia BIM e a Infraero pretende adota-lo como modelo para os outros 54 aeroportos que opera.
Para formar a nuvem de pontos de todo o complexo aeroportuário, os arquivos foram processados com rapidez com software Bentley, mesmo sendo pesados. AECOsim Building Designer modelou os prédios existentes, ordenando os dados das instalações em bibliotecas. O OpenRoads criou o projeto geométrico e o mapa dos revestimentos das pistas.
Essa fonte única de dados confiáveis estimulou a colaboração interna entre os diversos setores encarregados das operações em Londrina. O modelo digital e a gestão dos vastos dados incorporados nele possibilitou ganhos substanciais nos departamentos de engenharia, manutenção, operação e comercial, estimando-se uma economia de R$ 540 mil ao ano.
Leia Mais sobre Aeroportos:
Governo corre para licitar Ferrovia Norte-Sul e 13 aeroportos
Novos leilões de rodovias e aeroportos têm mais chances de ocorrer, avalia consultor
Grupos pressionam por concessões de aeroportos ainda este ano