Autodesk licenciará softwares por assinatura

Compartilhe esse conteúdo

Após o dia 31 de janeiro do ano que vem, a Autodesk comercializará no Brasil novas licenças de produtos individuais (como o Autocad) e suítes de design e criação baseadas em assinatura.

A assinatura dará acesso aos produtos da Autodesk e serviços em nuvem, em acordos de períodos variáveis (mensal, trimestral e anual, no primeiro momento). A empresa acredita que isso permitirá ao mercado se aderir mais rapidamente à tecnologia, com custo menor e flexibilidade de aquisição e atualização.

Marcelo Landi, presidente da Autodesk Brasil, acredita atingir mais o mercado de micro, pequenas e médias empresas com o novo modelo de negócios. “Teremos um período de transição. Diminuiremos a receita recorrente, mas encontraremos um equilíbrio a longo prazo”, diz.

Ele exemplifica as empresas subcontratadas para específicos projetos e obras. “Elas poderão fazer assinatura de software somente para o período de trabalho”, conta. Segundo ele, muitas não tinham condições de adquirir licenças perpétuas e não se aderiam aos sistemas da construtora contratante por conta disso.

A empresa segue tendência de, cada vez mais, dispor na nuvem serviços de tecnologia ao mercado. Quem detém licenças perpétuas de softwares continuará tendo assistência da empresa, mas elas não mais serão comercializadas por meio de pacotes físicos.

O modelo foi antecipado exclusivamente no Brasil – a proposta inicial era iniciar este tipo de comercialização de licenças no meio do ano.

Segundo Marcelo, o contrato de locação permite ao usuário aumentar ou diminuir a utilização de software de acordo com o projeto. Outra vantagem é ter acesso sempre à versão mais recente da tecnologia durante a vigência da assinatura. (Augusto Diniz)

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário